Ação do Dia Europeu do Ex-Fumador, 26 de setembro - 10 horas na Escola E. B. 2,3 de Matosinhos

Notícias Clube spm

Ação sobre o Dia Europeu do Ex-Fumador 
Dia 26 de setembro – 10 horas

“Fumar: Má(temática) Solução!”

O Clube de Matemática da SPM e os  alunos da Escola E. B. 2,3 de Matosinhos vão comemorar o Dia Europeu do Ex-Fumador no dia 26 de setembro de 2018, pelas 10 horas da manhã. O embaixador deste dia em 2013 foi o músico Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés. 

Os alunos das professoras de matemática Ema Soares e Cristina Abreu da E. B. 2,3 de Matosinhos querem uma escola sem fumo mas também uma casa limpa, pretendem que os seus pais gastem o seu dinheiro com outras prioridades para a família, alertando que “se não fumar, muito dinheiro vai poupar...”, mais do que isso, existem soluções positivas e matemáticas porque “Fumar: É Má(temática) Solução!”

Carlos Marinho, professor de matemática e coordenador do clube spm e não fumador irá explicar a estes alunos que levarão por sua vez a mensagem para casa numa ação pedagógica e, dirão aos pais e familiares que pretendem que estes deixem de fumar, podendo poupar milhares de euros. Essa poupança vai desde a compra de alguns manuais escolares ou pagamento de contas (água, luz, telefone, gás) (1 mês sem fumar), de uma playstation (2 meses sem fumar), uma belas férias (6 meses sem fumar), um carro novo (6 anos sem fumar) ou até uma casa confortável (20 anos sem fumar). 

Com cálculos simples, usando aritmética elementar Carlos Marinho, utilizando apenas as 4 operações simples (adição, subtração, multiplicação e divisão) e a geometria dos volumes (cilindro e cone) irá explicar como os agregados familiares podem ter dinheiro para outras prioridades se deixarem de fumar.

Mas vai mais longe, com base na matemática Carlos Marinho irá explicar que se o cigarro tivesse outra forma, em vez de ser um cilindro fosse um cone, os fumadores fumariam apenas 1/3 de cigarro. Irá fazer uma pequena experiência material didática onde os alunos vão perceber a diferença entre o cilindro e o cone usando apenas os 2 sólidos e água.

Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas fumam em Portugal. Mais uns milhões como fumadores passivos entre eles os alunos/crianças. Milhões de euros são gastos diariamente em cigarros e mais milhões a tratar as patologias que derivam do vício. Neste dia, estará presente também a especialista em pneumologia, a médica Joana Amado, não fumadora, que irá reiterar todas as explicações de Carlos Marinho, dando alguns dados preocupantes sobre os malefícios do tabaco, nomeadamente entre as mulheres e os jovens. 

Estarão presentes algumas figuras públicas desde Domingos Paciência (treinador de futebol), não fumador, irá dar-nos a sua visão sobre a importância de um desporto sem fumo, Rui Licínio (melhor árbitro assistente de futebol de 2018), não fumador, que irá também explicar como a arbitragem aplica sanções a quem fuma num jogo de futebol e, ainda o locutor de rádio José Araújo, que vai explicar como a voz é importante na nossa vida.

Agenda: 

10 horas 
Recepção dos alunos, professores e convidados presentes no auditório.
10:10 horas 
Palestra Matemática “Fumar: É Má(temática) Solução!” pelo professor de matemática Carlos Marinho da SPM.
10:40 horas 
Intervenção de Joana Amado, médica pneumologista do Hospital Pedro Hispano, de Matosinhos sobre os malefícios do cigarro, das centenas de substâncias negativas do tabaco com os perigos centrados nos jovens e mulheres.
10:50 horas
Intervenção de Domingos Paciência (treinador de futebol), Rui Licínio (árbitro assistente de futebol) e José Araújo (Locutor).
11:00 horas
Perguntas dos alunos aos palestrantes e figuras públicas presentes.
11: 15
Carta dos alunos aos pais fumadores.

11:30
Apresentação de um cigarro gigante, que é um somatório do volume de milhares de cigarros fumados durante 1 ano resultando num volume incrível. Um fumador poderá perguntar ao olhar para este cigarro. Eu fumo tudo isto num ano? Todos os presentes irão visualizar o objeto, assinar e deixar uma mensagem positiva e sem cortinas de fumo para endereçar às entidades competentes...porque “Fumar: É Má(temática) Solução!”. O cigarro foi feito pela professora Clarisse Chaves.

Fim da Ação Matemática e Pedagógica

Publicado/editado: 25/09/2018