Aula de Matemática no Dia Internacional da Família - 15 de maio de 2018

Noticias Clube SPM

Aula de Matemática: Aula de Matemática no Dia Internacional da Família - 15 de maio de 2018

Sumário da Atividade: “Reunião Familiar 100 Intervalos...”    

Numa iniciativa da Sociedade Portuguesa de Matemática (Clube de Matemática) comemorou-se o Dia Internacional da Família numa bonita e singular atividade com mais de 60 pessoas na sala de aula da escola primária na turma 3º B da professora Manuela Vieira da EB da Vilarinha, na cidade do Porto, uma atividade dos 8 aos 65 anos.

Alunos, mães, pais, avós, avôs, irmãos e professores reuniram como uma grande família para trabalhar matemática com o ponto alto na realização de duas aulas de matemática de gerações diferentes. Esta ação realizou-se para relembrar a importância da família na vida dos nossos alunos e ao juntarmos a matemática foi o dia perfeito. Alguns avós viajaram propositadamente de Vila Real e Guimarães e outros claro, do Porto e arredores. O objetivo era comum, estar na escola, na sala dos seus filhos/netos. 

A atividade iniciou com uma pequena palestra de Carlos Marinho da Sociedade Portuguesa de Matemática (Coordenador do Clube de Matemática da SPM) sobre malabarismo e a matemática, alguma magia matemática, o matemático alemão Gauss, até falou do maior arranha-céus do mundo, o Burj Khalifa e, claro da música do talentoso músico Agir e a música "como ela é bela". Todos estes temas envolvendo a matemática.

Em seguida, iniciou-se a 1ª aula com os alunos do 3º ano (8/9 anos) a ensinarem matemática aos seus pais e avós com a estatística a ser o tema de eleição: Media, moda, mediana e caule e folhas foram os conteúdos trabalhados. E a reação foi extraordinária com o ensino dos alunos. Foi um momento de grande dinâmica e entusiasmo. Segundo relatos de mães e avós, referiram que finalmente perceberam bem o caule e folhas.

Uma 2ª aula com os pais e avós a ensinar a matemática do seu ensino primário sobre cálculo mental à nova geração.

Foi apresentado às famílias por parte dos alunos os trabalhos realizados em contexto de sala de aula sobre o tema “A minha família é...” seguida de uma foto de família (em baixo).

Por fim, a assinatura por parte de todos os presentes de duas t´shirt brancas, cor da paz, que serão enviadas para a sua Santidade o Papa Francisco no Vaticano e para o nosso Presidente da República Prof. Marcelo Rebelo de Sousa para relembrar que a família é um bem fundamental na vida das nossas crianças. 

Como referiu Nelson Mandela "o sonho de cada família é poder viver junta e feliz, num lar tranquilo e pacífico, em que os pais têm oportunidade de criar os filhos da melhor maneira possível, ou de os orientar e ajudar a escolher as suas carreiras, dando-lhes o amor e carinho que desenvolverá neles um sentimento de segurança e de autoconfiança."

Publicado/editado: 15/05/2018