Bits & Bytes por Alexandre Trocado - Black Friday e comparadores de preços

Eixos de Opinião de novembro de 2018

Alexandre Trocado - Professor de Matemática

Título: Black Friday e comparadores de preços

A moda do Black Friday foi adoptada na Europa, sendo o assunto da manipulação dos preços e supostos descontos tema de conversa por estes dias. O site de maior comparação e análise da evolução dos preços é o KuantoKusta.
 


 

Neste comparador de preços é possível, dependendo do produto em causa, analisar a sua evolução em dezenas de lojas físicas e virtuais onde milhares de artigos estão organizados por categorias tais como:


 


Em relação à falada questão do aumento dos preços nas semanas anteriores do Black Friday, vejamos um exemplo da evolução do preço de uma TV:
 


Através da observação da evolução do preço médio é possível concluir que na semana anterior ao Black Friday houve um ligeiro aumento do preço médio nas lojas. Por outro lado, se observarmos a evolução do preço mínimo facilmente concluímos que os preço mínimo no mês anterior foi significativamente inferior ao do período correspondente ao Black Friday.

A análise de um exemplo pode não ser suficiente para generalizações, no entanto, são ferramentas como esta que nos podem ajudar no esclarecimento de supostas promoções especiais.

Publicado/editado: 25/11/2018