Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Chave Móvel Digital

Eixos de Opinião de julho de 2018

Alexandre Trocado - Professor de Matemática

Título: Chave Móvel Digital

Até há pouco tempo para aceder a cada serviço digital, disponibilizado pelo Estado Português, seria necessário solicitar um nome de utilizador e uma password. Mesmo que fosse definida uma única password para todos os serviços, seria sempre necessário introduzir o número de identificação do utente. Para tornar mais simples o acesso a todos os serviços foi criado o serviço Chave Móvel Digital (CMD). Este serviço já está disponível para:

No entanto a ideia da implementação desta forma de autenticação é que seja alargado a outros serviços de empresas nacionais que pretendam aderir. Por exemplo a MEO já permite o acesso à área de cliente através da CMD.

O pin de acesso à CMD pode ser solicitado presencialmente, nas lojas do cidadão, ou para quem já tem acesso ao portal das finanças, via página web.

Após a receção do pin por via postal deverá aceder a autenticacao.gov.pt e registar o número de telemóvel para o qual será enviado um código específico para cada acesso.

O código acesso para cada autenticação pode ser enviado para o telemóvel através de um SMS ou de uma aplicação móvel para Android ou iOS.

Para além do serviço de autenticação a CMD permite assinar digitalmente ficheiros pdf submetendo-os e em seguida descarregando a versão assinada.

Com este serviço o Governo português pretende modernizar e agilizar a interação dos serviços centrais com os cidadãos tornando-os mais simples e mais seguros. Por outro lado coloca também ao dispor das empresas nacionais um serviço que lhes pode facilitar a interação com os seus clientes.

Publicado/editado: 25/07/2018