Bits & Bytes por Alexandre Trocado - Condução Autónoma

Eixos de Opinião de Abril de 2019

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título:  Condução Autónoma

Elon Musk organizou um evento para dar a conhecer o sistema que tem vindo a desenvolver especificamente para a condução autónoma. Durante este evento foi apresentada a potência do hardware e as capacidades do seu próprio software aos meios de comunicação social e a investidores.

Tudo começou em 2016 com a contratação de Pete Bannon, que trabalhou para a Apple no designs de chips para o iPhone 5, tendo como objetivo o desenvolvimento de um chip exclusivamente dedicado à condução autónoma. Após dezoito meses de trabalho o chip começou a ser finalmente produzido (na Samsung) juntamente com o software que foi desenhado especificamente desenhado para este chip, ao qual Elon Musk se referiu como “o melhor chip do mundo para a condução autónoma”. Com a bastante preocupação em relação à segurança, o sistema apresentado pela Tesla dispõe de redundância no seu funcionamento o que permite atenuar falhas de hardware. 

Elon Musk referiu ainda que todos os carros produzidos actualmente já incluem este hardware e  basta uma actualização do software para que a condução autónoma esteja disponível.
Após a apresentação do hardware foi dado a conhecer de uma forma geral o software por Andrej Karpathy, responsável pela inteligência artificial e condução autónoma da Tesla.

Andrej, como de uma aula de Stanford se tratasse, apresentou o funcionamento do software da Tesla que recorre a redes neuronais para a sua melhoria. De uma forma abreviada explicou o funcionamento de uma rede neuronal, sendo que se trata de um sistema artificial inspirado na rede de neuronios do cérebro humano que vai melhorando o seu desempenho através da integração de novos dados. Ou seja, com o passar do tempo e através incorporação de grandes quantidades de informação (feita em todos os carros que usem este sistema), este sistema será previsivelmente melhor na tomada de decisão ou interpretação de situações que considere inesperadas.

Elos Musk mostrou-se confiante na implementação deste sistema com a previsão da circulação de um milhão de carros autónomos no próximo ano tendo anunciado sendo que um dos objetivos da Tesla será de dispor de uma rede de táxis-robot nos Estados Unidos, assim que que for concedida uma autorização legal.

Mais uma vez Elon Musk apresenta-se na linha da frente da evolução tecnológica e deste vez  trata-se da eliminação do fator humano nos transportes e, previsivelmente no futuro, tudo o que seja tarefa repetitiva desempenhada pelo ser humano.

Publicado/editado: 25/04/2019