Bits & Bytes por Alexandre Trocado - Contributos do Instituto GeoGebra de Portugal para os PALOP

Eixos de Opinião de Abril de 2018

Alexandre Trocado - Professor de Matemática

Título: Contributos do Instituto GeoGebra de Portugal para os PALOP


Não é novidade nenhuma que GeoGebra não é apenas sinónimo de um software, representa também uma comunidade mundial que abrange mais países a utilizá-lo que nações representadas nas Nações Unidas. 

Entre as actividades dos diversos Institutos GeoGebra espalhados por todo o mundo é possível destacar a troca de experiências através de encontros, formações e até contributos para o  desenvolvimento do software.

O Instituto GeoGebra de Portugal (IGP) tem desempenhado um papel relevante no apoio à divulgação e estabelecimento de outros institutos em países de língua oficial portuguesa (PALOP) e, para isso, tem contado com o importante apoio da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI). Iniciou a sua actividade internacional através da colaboração com os Institutos GeoGebra de Espanha, integrante o grupo de institutos ibéricos. Seguiu-se a colaboração com o Instituto GeoGebra de S. Paulo e organização da primeira conferência latino-americana. Já em 2017 contribuiu para o estabelecimento do Instituto GeoGebra de Cabo Verde (IGCV), na Universidade de Cabo Verde, através de formação de formadores à distância e presencial.


Foto 1: Foto do grupo de S. Vicente na instalação do IGCV

Já durante este mês de Abril foi cumprida uma primeira etapa para o estabelecimento de um Instituto GeoGebra em Moçambique através da formação de formadores de 47 professores do ensino secundário e do ensino superior. Esta formação, que decorreu em Maputo, contou também com o contributo de recém formado IGCV.


Foto 2:  Grupo em formação com Astrigilda Silveira, Vice Reitora da Universidade de Cabo Verde

  
Foto 3: Grupo em formação com José Manuel dos Santos, formador e chair do IGP

 
    Foto 4: Ana Paula Laborinho, diretora da Secretaria da OEI em Lisboa e o Diretor da Faculdade de Ciências e Matemática da Universidade Pedagógica de Moçambique.

Com estes contributos o IGP tem prestado um relevante apoio na divulgação do GeoGebra, junto das comunidades de língua oficial portuguesa e também na formação de professores capazes de adaptar as suas práticas ao séc. XXI com ferramentas que se revelam cada vez mais importantes para o dia a dia numa sala de aula.

Publicado/editado: 25/04/2018