Bits & Bytes por Alexandre Trocado - Ecrãs Dobráveis

Eixos de Opinião de janeiro de 2019

Título: Ecrãs Dobráveis

Com o novo ano algumas novidades tecnológicas parecem começar a surgir e os ecrãs dobráveis têm vindo a destacar-se nas recentes notícias e rumores.

Na CES 2019 (feira internacional de inovação tecnológica - Las Vegas) a LG apresentou uma versão funcional e pronta para ser comercializada de uma televisão de ecrã retrátil. Esta tv tem a particularidade de minimizar a sua presença em habitações com determinadas situações, como se mostra no vídeo seguinte.

Apesar do preço desta tv ainda não ter sido revelado é provável que seja elevado por ser uma novidade a nível mundial.

Por outro lado, os telemóveis com ecrã dobrável têm ganho destaque tendo a empresa Royole apresentado o primeiro telemóvel com ecrã dobrável, o Flexpai.

No entanto esta implementação parece ainda ser um pouco primitiva se tivermos em conta o volume do telemóvel após ter sido dobrado.

Na passada semana a Xiaomi confirmou que se encontra a desenvolver um telemóvel de ecrâ dobrável e divulgou na internet um vídeo onde é possível observar o seu presidente com um protótipo funcional e que parece ser uma boa implementação.

Entre outros rumores e especulações espalhados pela internet é possível encontrar o Galaxy X da Samsung e o Razor Versão 4 da Motorola.

Com tantas notícias e especulações, 2019 muito provavelmente ficará marcado como o ano do início da  comercialização de dispositivos com ecrãs dobráveis.

Publicado/editado: 27/01/2019