Bits & Bytes por Alexandre Trocado - Google Duplex

Eixos de Opinião de maio de 2018

Alexandre Trocado - Professor de Matemática

Título: Google Duplex

Entre os dias 8 e 10 de Maio o Google realizou mais uma edição dos seus encontros anuais (Google I/O) onde costuma apresentar as mais recentes novidades dos seus projetos. Entre as muitas outras foi apresentado o Google Duplex. Trata-se de uma tecnologia que recorre à inteligência artificial para, com o recurso ao Google Assistant, efetuar chamadas telefónicas de tarefas rotineiras, tais como efectuar reservas.

Foram apresentados dois exemplos de duas chamadas telefónicas automáticas que efetuaram duas marcações telefónicas, uma num cabeleireiro e outra num restaurante. Das chamadas é possível destacar a  naturalidade da linguagem usada pelo sistema automático e a interpretação do contexto da linguagem humana já ser uma realidade.


    

Na mesma apresentação foram ainda mostradas várias funcionalidades do Google Assistant. Este assistente será disponibilizado em breve com uma linguagem mais natural e vozes conhecidas tais como a do cantor John Legend.    

Infelizmente a língua portuguesa de Portugal ainda não é uma realidade, estando previsto o lançamento até ao final de 2018. No entanto poderá experimentar uma versão do Google Assistant instalando o programa de troca de mensagens Google Allo. 

Mas a «guerra» dos assistentes pessoais está ainda no início. No próximo mês aguardam-se as novidades do assistente «Siri», da Apple, durante o WWDC18, a conferência anual da Apple.

Publicado/editado: 25/05/2018