Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Como encontrar o telemóvel perdido?

Eixos de Opinião de Maio de 2019

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Como encontrar o telemóvel perdido?

Quem nunca se esqueceu onde deixou o telemóvel? Por esquecimento ou mesmo por alguém ter pegado inadvertidamente por ter um igual. 

Quer os telemóveis tenham sistema operativo Android ou iOS, há forma de os localizar.

Os dispositivos da Apple dispõem da funcionalidade “Encontrar o meu iPhone” que poderá ser acedida na página dos serviços do iCloud da Apple ou através da aplicação que poderá ter instalada em outro dispositivo iOS como por exemplo no iPad.

  
Após aceder a esta página poderá fazer com que o dispositivo emita um som de aviso, apareça uma mensagem no ecrã ou mesmo dar indicação para que todo o seu conteúdo seja apagado e assim não caia nas mãos de desconhecidos. 

Talvez esta funcionalidade dos dispositivos iOS já seja bastante conhecida mas os dispositivos com o sistema operativo Android dispõem  desta funcionalidade através da página android.com/find. Para tal, deverá os dados do email disponibilizado pela Google e que deve estar a ser usado no telemóvel. 

Também no Android é possível que o dispositivo emita um som continuamente durante 5 minutos, mesmo que esteja em modo silêncio, ou enviar uma mensagem de texto dando a indicação a quem o tenha encontrado para a sua devolução. 

No entanto para que a operação de recuperação seja bem sucedida será sempre necessário que o telemóvel tenha ligação à internet e em caso de roubo apenas terá acesso à ultimo local antes do dispositivo ser desactivado.

Publicado/editado: 30/05/2019