Bits&Bytes por Alexandre Trocado - A compra do GeoGebra por uma empresa Indiana

Eixos de Opinião de Janeiro de 2022

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: A compra do GeoGebra por uma empresa Indiana

Recentemente foi notícia a compra do GeoGebra por uma grande companhia Indiana (Byju’s – www.byjus.com) ligada à educação por 100 milhões de dólares. Esta  notícia não foi bem recebida por muitos dos milhões de utilizadores deste software. Relembro que será provavelmente a maior comunidade a nível mundial de partilha de recursos ao nível da educação matemática estando espalhada por mais de 195 países.

Mais tarde surgiram os esclarecimentos dados por Markus Hohenwarter numa conferência online garantindo que para o utlizador comum não haverá nenhuma alteração, continuando o GeoGebra gratuito, como até agora, sendo que a equipa encarregue do seu desenvolvimento continuará independente da empresa indiana mantendo-se sobre a sua liderança. 

Mas a questão poderá continuar a colocar-se. Qual o interesse de uma companhia que faz um elevado investimento em manter o software gratuito? Pelo que foi referido quer por notícias que circularam em dezembro e pelos esclarecimentos do Markus a ideia será uma parceria entre a Byju´s e o GeoGebra para desenvolvimentos de novas funcionalidades sendo que esta empresa tem todo o interesse na continuação da gratuitidade do GeoGebra. Só assim a grande mais valia deste software se manterá, ou seja, a manutenção de uma grande comunidade a nível mundial sem alterações.

Talvez nos possamos também questionar qual o interesse do Google no fornecimento de um serviço de email gratuito para o mundo inteiro?

Como já referiu Markus Hohenwarter por diversas vezes, não é fácil fazer face às despesas inerentes ao desenvolvimento do software e dos custos de manutenção dos servidores que disponibilizam o GeoGebra pelo mundo inteiro quando não existem relevantes fontes de receita. O desenvolvimento do GeoGebra não poderá estar só dependente de trabalho voluntário de atribuições de pequenas bolsas.

Foram dadas garantias que nada se vai alterar para o comum utilizador e que, com esta parceria, mais rapidamente se desenvolverão novas funcionalidades do GeoGebra. Resta-nos aguardar pela confirmação destas garantias e pelo surgimento de novidades que levem este software para um patamar superior tirando, por exemplo, partido de funcionalidades de inteligência artificial e feedback automático aplicadas à educação.

 

Publicado/editado: 25/01/2022