Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Fim das Passwords

Eixos de Opinião de dezembro de 2018

Título: Fim das passwords

Atualmente são dezenas os serviços e aplicações que necessitam da memorização de uma password. O utilizador pode correr o risco de utilizar a mesma password em grande parte dos serviços e, em caso de uma fuga de informação, a sua password possa ser utilizada, ou então activa o sistema de dupla autenticação que envia um sms para ser utilizado em cada acesso. 

A recente polémica em relação à partilha de passwords por deputados na Assembleia da República colocou o tema na ordem do dia. São várias as entidades que já demonstraram vontade em eliminar esta forma de acesso inconveniente, insegura e dispendiosa. Recentemente a Microsoft afirmou que em breve pretende eliminar o uso de passwords. 

E como pode ser feito? Através da autenticação em multi-fatores tais como o uso de uma aplicação segura no telemóvel, uso de dados biométricos ou mesmo o uso de dispositivos físicos de autenticação como a tradicional chave física.

Entre as empresas que se encontram a comercializar dispositivos de acesso seguro encontra-se a Yubico. Com a Yubikey é possível um utilizador de serviços online autenticar-se de forma extremamente segura quer num computador quer num telemóvel (que disponha de chip NFC).

É provável que a adopção destas medidas de segurança comecem a ser feita em primeiro lugar pelas empresas e tendo em conta a relevância da informação que poderá ser acedida, mas numa era cada vez mais digital este tipo de medidas de segurança tenderá a expandir-se nos próximos anos para o utilizador comum.

Publicado/editado: 26/12/2018