Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Metaverso

Eixos de Opinião de Outubro de 2021

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Metaverso

Nos últimos tempos e dadas as revelações sobre como o Facebook está preocupado em mudar a sua imagem perante a opinião pública, a sua aposta passa pela implementação de um Metaverso. 

Este parágrafo foi escrito e o Facebook não tinha anunciado que o seu nome mudaria para Meta.

Mas o que é um Metaverso?

Um Metaverso é um mundo virtual que pretende replicar a realidade mas num universo completamente digital, algo próximo do Matrix.

Como uma fuga para a frente o Facebook, e o seu fundador, pretendem apostar fortemente numa área inovadora que traga alguma mais valia para a humanidade e assim mudar a imagem que foi prejudicada, quer pelas partilhas de fakenews, quer pelas ultimas denuncias de inação segundo as mais recentes denuncias de uma ex-funcionária.

Para a implementação do seu Metaverso o Facebook já tinha proposto os Oculus de realidade virtual.

Inicialmente as aplicações propostas para os Oculus incidiram mais no lazer através dos jogos que fornecem uma experiência completamente nova e imersiva.

No entanto, a mais recente proposta de aplicação dos Oculus são os Workrooms. Trata-se de uma aplicação que pretende aproximar o trabalho de escritório real num ambiente 100% virtual onde a interação dos intervenientes se aproxima muito da interação presencial. Neste novo ambiente virtual a grande vantagem é ausência de distâncias nas reuniões e possibilidade da eliminação das desvantagens da simples videochamada. Mas melhor do que falar sobre as aplicações é ver o vídeo seguinte:

Perante estas propostas do Facebook, e caso o mundo as adapte, caminharemos a passos largos para um mundo paralelo ao mundo real num ambiente completamente novo e virtual que esperamos traga mais vantagens do que desvantagens para toda a humanidade.

Publicado/editado: 29/10/2021