Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Novidades Tecnológicas para a Educação

Clube SPM - Março de 2018

A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 28 de cada mês...

Alexandre Trocado - Professor de Matemática 

 

Título: Novidades tecnológicas para a educação
  

É impossível negar que as empresas tecnológicas atribuem importância à educação. Apesar da integração da tecnologia neste setor não ser tão consensual como em outras áreas da sociedade,  a pressão vai aumentando a cada dia que passa. A Apple e a Google são exemplos disso mesmo, contribuindo com tablets, computadores, aplicações e mesmo plataformas de apoio escolar. 
    

Numa tentativa de antecipação do evento de hoje (27/03/2018) da Apple, a Google apresentou, em parceria com a Acer, um tablet que corre o sistemaoperativo Chrome OS (baseado em Linux e na cloud que anteriormente estava disponível apenas para PCs e que é compatível com aplicações de Android), a um preço bastante competitivo $329 (nos EUA) já com caneta incluída.


Durante o evento de hoje a Apple apresentou um novo iPad que custará, para o setor da educação $299, e será compatível com a Apple Pencil. No entanto este acessório pode ser considerado bastante dispendioso, portanto foi também apresentado o Logitech Crayon cujo preço deverá rondar $50.


  

Para as escolas que adoptarem o novo iPad como ferramenta de trabalho para os seus alunos será possível que cada utilizador tenha um perfil distinto para iniciar a sua sessão de trabalho no tablet para além de dispor de um espaço de armazenamento na cloud de 200Gb.
    

Mas a Apple não apresentou apenas hardware, para além de actualizações a aplicações que já existem, foi apresentada uma aplicação de apoio escolar Schoolwork (disponível apenas em junho) e que pode ser comparada ao Google Classroom. Com esta aplicação os professores poderão elaborar tarefas, trabalhos de casa que poderão incluir o uso de outras aplicações e assim acompanhar com maior pormenor a evolução dos seus alunos.


 

Numa altura em que se discute sobre o peso das mochilas dos alunos e há preocupação sobre possíveis atrasos na entrega dos manuais escolares, no início do próximo ano letivo, estes são os contributos de duas das maiores empresas tecnológicas mundiais para que a educação se aproxime mais da era em que vivemos, o séc XXI.

 
Publicado/editado: 27/03/2018