Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)
Título: Que sinais nos dá a educação na Estónia?
A Estónia é um pequeno país de pouco mais de um milhão de habitantes que faz fronteira com a Rússia, Letónia e fronteira marítima com a Finlândia.
Dados bons resultados obtidos pelos seus estudantes no estudo internacional PISA 2018, sendo o país europeu melhor classificado logo a seguir a alguns países Asiáticos.
Que características distintas do nosso país tem a educação na Estónia?
Como início de análise vejamos um pequeno exemplo da calendarização escolar que, faz bastante diferença na gestão dos esforços do dia-a-dia. Neste calendário podemos observar uma melhor distribuição das pausas escolares impedindo grandes períodos consecutivos de aulas.
Calendário para o ano 2021-2022
Início: 1 de Setembro de 2021
Primeira pausa: 25 de outubro 2021 a 31 de outubro 2021
Segunda pausa: 23 de dezembro a 9 de janeiro de 2022
Terceira pausa: 28 de fevereiro de 2022 a 6 de março de 2022
Quarta pausa: 25 de abril de 2022 a 1 de maio de 2022
Quinta pausa: 14 de junho de 2022 a 31 de agosto de 2022
Algumas características do sistema educativo da Estónia:
No caso particular da Matemática a Estónia a partir de 2013 introduziu um projeto piloto que pretendia abordar o tema da Estatística recorrendo exclusivamente a ferramentas computacionais e em cooperação com o Computer Based Math (CBM) introduzido por Conrad Wolfram. Este projeto, CBM, tem como base o recurso ao Pensamento Computacional, que se encontra actualmente na ordem do dia por integrar as novas aprendizagens essenciais propostas para todo o ensino básico em Portugal.
Em suma, podemos observar um país onde o uso da tecnologia é intensivo em todo o processo educativo, onde já foi experimentado o recurso ao Pensamento Computacional para além de todos os outros fatores enunciados anteriormente.
Será que temos condições e devemos seguir o caminho da Estónia?
Penso que actualmente será difícil responder com certeza a esta pergunta, mas no caso particular da Matemática, numa sociedade cada vez mais digital cuja inteligência artificial se prepara para eliminar muitos empregos nos próximos anos, faz sentido promover a autonomia do aluno na resolução de problemas recorrendo a ferramentas que lhe facilitam a vida em termos de tempo e fiabilidade, lhe permitem resolver problemas impossíveis de resolver sem o recurso a computadores, assim como lhe libertam tempo para as restantes etapas, que ainda não são automatizáveis.
Referências
Computer Based Math
Estonia: A positive PISA experience
Changing mathematics education in Estonia