Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Realidade Aumentada (Actualização)

Eixos de Opinião de junho de 2018

Alexandre Trocado - Professor de Matemática

Título: Realidade Aumentada (Actualização)

No artigo de setembro foram dadas a conhecer algumas utilidades possíveis da realidade aumentada e o surgimento das primeiras aplicações. Recentemente a Apple apresentou mais algumas novidades:

•  a aplicação Measure: permite efetuar medições de objetos e pequenas distâncias assim como áreas de regiões detetáveis pela câmara fotográfica

•  jogos multiplayer em realidade aumentada: com o novo sistema operativo iOS12 para iPad e iPhone será mais fácil para as empresas criar jogos nos quais ambos os jogadores interajam entre si vendo o mesmo objeto virtual.

•   GeoGebra AR versão 2: A versão do GeoGebra para a realidade aumentada (apenas para iOS) foi actualizada para a versão 2 com melhoramentos na sua estabilidade e mais algumas funcionalidades para a visualização de objetos em 3D.

Estamos apenas no início da exploração das aplicações de realidade aumentada, sendo previsível para breve o aparecimento de mais aplicações que mudem a forma como interagimos com a realidade ou apenas para aplicações mais lúdicas.

Publicado/editado: 25/06/2018