Cerimónia online - 81.º Aniversário da SPM - 11 de dezembro (11h - 13h)

Notícias Clube SPM

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) promove a matemática em Portugal desde o dia 12 de dezembro de 1940 e deve a sua origem às ações e ao dinamismo dos grandes matemáticos da dita “geração de 40” que tomaram nas suas mãos a árdua tarefa de desenvolver, promover e atualizar a matemática, de modo a recuperar o atraso que Portugal vivia relativamente ao resto da Europa.

Um dos objetivos fundamentais deste núcleo de matemáticos era promover um movimento matemático forte em Portugal, de modo a alcançar “um bom ensino secundário da disciplina de Matemática”.

Desde o início, lutaram em diversas frentes, pelo equilíbrio dos programas que entendiam ter grandes deficiências e, também pelo tempo letivo exíguo que era atribuído ao ensino da matemática. A Comissão Pedagógica, formada na altura, já se preocupava com o desenvolvimento cultural e pedagógico dos professores de matemática e em introduzir novos métodos de ensino. Estudavam a possibilidade de recorrer a métodos laboratoriais para os rudimentos de geometria, ao cinema, e à criação de clubes de matemática, de modo a difundir o gosto pela disciplina através de meios extraescolares. 

No seu início, há quase um século, a SPM ebulia de atividade e do querer fazer! Hoje a SPM continua na linha da frente do desenvolvimento da matemática portuguesa, a fazer e a desenvolver atividades, sempre com o objetivo de difundir e ajudar a promover a matemática e o seu rigor científico. 

No dia 11 de dezembro de 2021 entre as 11h e as 13h a Sociedade Portuguesa de Matemática vai realizar uma cerimónia online para celebrar os seus 81 anos! O evento terá a presença de Jacinta Oliveira, ex-jornalista da Rádio Renascença, entre muitas outras participações.

Assista aqui!

Parabéns, SPM!

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 09/12/2021