Conferência “Matemática e História da Matemática – Que Contributos para a Interdisciplinaridade?”

Notícias Clube SPM

No âmbito das comemorações dos 40 Anos do Instituto Piaget, realizar-se-á, no Campus de Vila Nova de Gaia, a Conferência “Matemática e História da Matemática – Que Contributos para a Interdisciplinaridade?”.

O evento terá lugar no próximo dia 23 de fevereiro, das 9h30 às 18h00.

DESTINATÁRIOS: Estudantes, diplomados, professores, educadores, público em geral. Increva-se!

OBJETIVOS
Partilhar dinâmicas de trabalho pedagógico;
Partilhar perspetivas de diferentes intervenientes no processo educativo (comunidade científica, académica e educativa);
Refletir sobre a temática em apreço.

PROGRAMA
9h30 Sessão de Abertura

10h00 Interdisciplinaridade e Matemática – Potenciar a Literacia
Sandra Campelos, Colégio Internato Claret (V. N. Gaia)

10h30 Flexibilização e Domínios de Autonomia Curricular: Uma Experiência no 5.º Ano de Escolaridade
Olga Seabra, Agrupamento de Escolas de Valongo     

11h00 Intervalo

11h30 Matemática e Educação Visual: Uma Parceria Favorável à Apropriação das Isometrias
Elisabete Amaral, Escola Secundária de Emídio Navarro (Viseu)
Isabel Cabrita, Universidade de Aveiro

12h00 CreativeLab_Sci&Math: A Interdisciplinaridade entre a Matemática e as Ciências, na Formação Inicial de Professores
Nelson Mestrinho, Escola Superior de Educação de Santarém   
Bento Cavadas, Escola Superior de Educação de Santarém   

12h30 Almoço

14h00 História da Matemática: Área de Interação Necessária entre a Matemática e a História
Luís Saraiva, Universidade de Lisboa e Sociedade Portuguesa de Matemática

15h00 A Importância das Aplicações e Modelação Matemática no Mundo de Hoje e na Sala de Aula
Jaime Carvalho e Silva, Universidade de Coimbra

16h00 Intervalo

16h30 Workshop MAD Rocket: Atividades de Exploração Espacial para os Primeiros Anos 
Nelson Mestrinho, Escola Superior de Educação de Santarém   
Bento Cavadas, Escola Superior de Educação de Santarém 

Leia mais aqui...

Publicado/editado: 10/02/2019