Contos de 3º Grau - 2ª História - 3ª Parte por Gonçalo Gouveia - Estimado Diário

Contos de 3º Grau

2º Episódio - Estimado Diário

  Dia 1 - Inês Guimarães

Estimado diário, hoje só irei escrever palavras de dimensão múltipla de dois. Tens pachorra para contar? Zero, dois, quatro, seis, oito... tais quantias proporcionam cálculos sublimes! Oh... afinal tive outras ideias. As próximas frases exibirão propriedades diferentes. Nesta, constam somente vocábulos com tamanho ímpar, uma vez que o desemparelhamento é essencial, senão o mundo era uma chatice, demasiado regular! Agora, nesta afirmação todas as palavras apresentam a letra “A”, uma proeza nada espantosa, porquanto tal caracter abunda na nossa língua. E se fosse “E”? Ou o próprio “O”... Preferia “I”, indubitavelmente. Nunca um “U”! 
Pronto, esgotou-se-me a criatividade. Parece que vou ter de escrever aquilo que as pessoas normais escrevem nos seus diários... Por acaso, hoje tenho algo chocante para te contar. Não vais acreditar naquilo que encontrei dentro da bolsa da minha professora de matemática.

 Dia 6 - José Veiga de Faria

Não vais mesmo !!!...

Quando vi aquilo levei a mão à boca aberta em “O”  
Se se soubesse, se este escândalo caísse nos ouvidos certos, o Ministério e a Comissão de Revisão dos Programas de X estremeceriam!...
Os olhos abriram-se-me de espanto e os cabelos ficaram em pé quando imaginei o que seria a próxima sessão no Parlamento.
Decidi definir o universo dos “ouvidos” onde convinha deixar cair a notícia e a forma de cifrar a mensagem de forma a evitar intrusões … e entrar em ação. 

          

 Dia 11 - Gonçalo Gouveia

E eis, meu querido diário, que convoco os frutos desses infindáveis trimestres despendidos a beber sofregamente dos cartapácios repletos de utilíssimos algoritmos, cascatas de logaritmos, bosques de funções, prados de somatórios, um idílio equacionado em valores ponderados, a tender para o infinito, de que tão poucos entendem a excelência. Que emoção! E atiro-me à tarefa de definir o universo das orelhas eleitas, aquelas que estarão maduras para receber a revelação que abalará as fundações desse monumento vivo ao progresso do conhecimento que é o sistema de ensino. Assalta-me o cérebro um excelente critério de seleção: competência para resolver equações de terceiro grau! Consulto os resultados dos exames das últimas décadas e chego a um critério mais realista: Saber o que são equações! Penso nos meus colegas de carteira e afino o critério: Saber escrever a palavra “equações”! Perfeito! Ampliei o universo das orelhas a um bom ramalhete de eleitos.

 Dia 16 - Adília Gomes

 Dia 21 - Francisco Fernandes

 Dia 26 - Carlos Marinho

Fim do Episódio


 

Publicado/editado: 11/11/2019