Contos de 3º Grau por Inês Guimarães - 1º Episódio - Parte II de Fair Play

Contos de 3º Grau

1ª Episódio por Carlos Marinho - Fair Play

 Dia 2 - Carlos Marinho

Em plenos Jogos Olímpicos, 10h30 da manhã, corre-se o último quilómetro da maratona, a prova mais emblemática desta competição internacional. Dois atletas destacam-se na frente da corrida, levam ambos mais de 150 metros de vantagem de um grupo perseguidor de cinco atletas. Falta 1 quilómetro para a meta, Joseph Abidai, do Quénia e Jorge Campos de Portugal estão na frente. São dos maiores fundistas da atualidade.
O vencedor desta prova ficará na história do atletismo mundial para sempre. Nisto acontece o inusitado. A 100 metros da meta, pelo cansaço acumulado o atleta queniano tropeça, cai ao chão, a fadiga fez com que desfalecesse. Ambos os atletas correram lado a lado durante mais de 42 quilómetros. A glória ali tão perto para Jorge Campos. O atleta olímpico português olhou para trás, para os seus perseguidores, em seguida olhou para o corpo prostrado de Abidai. O que fazer? Afinal, a medalha de ouro estava a escassos metros…

  Dia 8 - Inês Guimarães

E escassos não tinham sido os milhares de quilómetros galgados durante os últimos anos em preparação para aquela prova. Jorge já tinha perdido a conta aos litros de suor jorrados até então. Analisadas as probabilidades, não eram uns parcos segundos que iriam traçar o destino fatal de Abidai e, dada a cobertura que a prova estava a ter, certamente uma equipa médica já se encontrava a caminho. Assim, um quarto de minuto depois, o português somava às suas conquistas uma medalha de ouro olímpica. Os aplausos foram mais tímidos que o habitual, abafados pelos comentários relativos ao malfadado queniano. O atleta nacional recuou então até ao local do incidente, encontrando-se deveras preocupado com a saúde do colega. O seu desassossego atingiu o pico quando imaginou a multidão a gritar: “Egoísta! Agora pode ser tarde demais! Nem merecia a vitória por falta de companheirismo”. Seria este o panorama real? Seriam as pessoas capazes de reconhecer que a decisão altruísta nesta situação era também a mais ilógica?

 Dia 14 - José Veiga de Faria

 Dia 20 - Gonçalo Gouveia

 Dia 26 - Adília Gomes

Fim do Episódio

Publicado/editado: 07/10/2019