Curiosidades sobre o arquiteto e matemático italiano Leone Battista Alberti (1404 – 1472)

Curiosidades...

Leone Battista Alberti (1404 – 1472) foi um arquiteto e matemático italiano.

Acredita-se que Leone Alberti era filho ilegítimo de Lorenzo Alberti, pertencente a uma família rica que esteve envolvida em negócios bancários e comerciais em Florença durante o século XIV. 

Formou-se em direito canónico, mas também estudou matemática, mais como uma forma de relaxar quando se sentia cansado, pois estudar direito exigia muito da sua memória. 

Em Florença Alberti conheceu e ficou amigo do arquiteto e escultor Filippo Brunelleschi. Juntos partilhavam o interesse pela matemática e, por meio de Brunelleschi, Alberti começou a interessar-se pela arquitetura. 

Em 1430, Alberti começou a trabalhar para um cardeal da Igreja Católica Romana e foi secretário na chancelaria papal de Roma em 1432. Na cidade de Roma apaixonou-se pela arquitetura clássica antiga, motivando-o a estudar não apenas arquitetura clássica, mas também pintura e escultura.  Nessa altura Alberti escreveu a obra De re aedificatoria (1452), o primeiro livro impresso sobre arquitetura. Os métodos de fortificação que Alberti expôs no texto foram usados na fortificação de cidades por várias centenas de anos. 

Em 1447 Alberti tornou-se cónego da Igreja Metropolitana de Florença e Abade de Sant'Eremita de Pisa e, esteve à frente de uma série de projetos arquitetónicos importantes.
Alberti estudou a representação de objetos tridimensionais apresentando o primeiro tratado geral De Pictura sobre as leis da perspectiva. 

A historiadora Judith Field escreveu:

“What we seem to be seeing in this progress of perspective towards the applied arts in the sixteenth century is the progress of mathematics as an increasingly important component in the training and practice of craftsmen in general, and of architects in particular.”

Alberti trabalhou e colaborou com Paolo Toscanelli disponibilizando os mapas para a primeira viagem de Colombo. Escreveu também o primeiro livro sobre criptografia que contém o primeiro exemplo de uma tabela de frequências. 

No campo da matemática escreveu o tratado Ludi Matematici. Alberti considerava a matemática como uma ferramenta, em vez de uma ciência independente. Aplicava fórmulas e usava a geometria apenas para calcular a altura de uma torre, a profundidade de um poço, a área de um campo. 

Alberti projetou a fachada do Tempio Malatestiano (Catedral de Rinini), e é o primeiro exemplo na história da arte de um edifício clássico que se tornou modelo para um edifício renascentista.

A Basílica de Sant'Andrea, Mântua, foi projetada por Alberti em 1470, mas Alberti não viveu para ver o seu projeto mais famoso tomar forma, pois morreu no ano em que a construção começou. 

Bertrand Giles comentou acerca de Alberti: 

“He was well aware of the difference between sensation (common observation) and scientific ideas: “Points and lines are not the same for the painter as for the mathematician.” 

Quanto ao caráter e aparência de Alberti, Gilles também escreveu:

“Alberti was, we are told, amiable, very handsome, and witty. He was adept at directing discussions and took pleasure in organizing small conversational groups.”

Giles ainda referiu:

“Unfortunately, a large part of Alberti’s scientific work has been lost. It is not impossible, however, that some of his works may be submerged in the scientific literature of the age without being known. Like all of his contemporaries, Alberti inherited a fragmentary science.”

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Alberti/
           https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/DSB/Alberti.pdf

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 18/02/2022