Curiosidades sobre o matemático, astrónomo e físico francês Pierre-Simon Laplace

Curiosidades Matemáticas

Pierre-Simon Laplace (1749 – 1827) foi um matemático, astrónomo e físico francês.

A década de 1780 foi o período em que Laplace produziu a profundidade de resultados que o tornaram um dos cientistas mais importantes e influentes que o mundo já viu.

Laplace tinha um amplo conhecimento de todas as ciências e dominou todas as discussões na Academia das Ciências em Paris.

Como curiosidade, refira-se que em 1785 Laplace foi nomeado examinador do Royal Artillery Corps e, nessa função ele examinou e aprovou Napoleão Bonaparte, na altura com 16 anos. Este cargo, apesar do trabalho acrescido, tornou-o bem conhecido entre os ministros do governo e de outros com posições de poder na França.

É no trabalho Mécanique Céleste, considerado a sua obra prima, que Laplace provou a estabilidade do sistema solar e apresentou a definição e a explicação de muitos conceitos úteis para a ciência e para os cientistas das gerações seguintes. 

Laplace é considerado o fundador da teoria das probabilidades. Na sua famosa obra Théorie Analytique des Probabilités, publicada em 1812, entre outros resultados, Laplace apresenta a definição de probabilidade de um acontecimento.

Foram muitos os contributos de Laplace para a ciência, destacamos os seguintes: Equação de LaplaceOperador de LaplaceTransformada de Laplace, Teorema de LaplaceLei de Laplace, na física; Definição de Laplace para determinar a probabilidade de um acontecimento.

Laplace tornou-se conde do Império em 1806 e foi nomeado marquês em 1817 após a restauração da monarquia dos Bourbon. Na altura, o apoio aos Bourbon fez com que perdesse algumas amizades.

Laplace morreu na manhã de 5 de março de 1827. Poucos eventos fariam com que a Academia cancelasse uma reunião, mas fizeram-no naquele dia como um sinal de respeito a um dos maiores cientistas de todos os tempos. 

Pierre-Simon Laplace ficou conhecido como o “Newton francês”, o seu nome foi gravado na Torre Eiffel como reconhecimento dos seus grandes contributos. Pode visualizar a inscrição do seu nome, entre outros 72 homenageados, nas seguintes imagens.

Terminamos este texto, com supostamente as suas últimas palavras (Citado em A. De Morgan Budget of Paradoxes):

"What we know is not much. What we do not know is immense."

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Laplace/

Fotos da Torre Eiffel retiradas de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_72_nomes_na_Torre_Eiffel

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 23/03/2021