Curiosidades sobre o matemático canadiano John Charles Fields

Curiosidades...

John Charles Fields (1863 – 1932) foi um matemático canadiano.

Concluiu o seu bacharelado em matemática na Universidade de Toronto em 1884, ganhando a medalha de ouro em matemática. Fez o seu doutoramento nos Estados Unidos da América, na Universidade Johns Hopkins.

De 1892 a 1900 Fields estudou em Paris, Göttingen e Berlim com Fuchs, Frobenius, Hensel, Schwarz, Weierstrass e Planck. Recebeu a medalha de ouro em matemática em Berlim. Na altura também conheceu e formou uma grande amizade com o matemático sueco Mittag-Leffler. Este período foi claramente importante para o seu desenvolvimento futuro como investigador matemático. 

Em 1902 Fields começou a lecionar na Universidade de Toronto, onde permaneceu até à sua morte, embora visitasse frequentemente a Europa, onde conheceu muitos líderes nacionais. Por exemplo, participou de um jantar oferecido pelo Rei da Suécia em 1912.

O seu mais importante trabalho foi sobre funções algébricas.

Fields é, obviamente, mais conhecido por estabelecer o que agora é conhecida como a Medalha Fields. Após concluir os trabalhos do Congresso de 1928, procedeu ao planeamento da entrega das primeiras medalhas, mas adoeceu em maio de 1932 e faleceu em agosto. Poucos dias antes da sua morte, com o amigo e colega John Synge ao lado da sua cama, redigiu o seu testamento. Este incluía um montante de $ 47.000 a ser adicionado aos fundos para a medalha.

Não viveu para participar do Congresso Internacional de Matemáticos de 1932 em Zurique, mas os seus planos foram apresentados. As primeiras medalhas Fields foram concedidas no Congresso de Oslo de 1936. Realce-se que foram chamadas de "Medalhas Fields", apesar do seu desejo de que não tivessem o nome de ninguém.

Um prémio de 15.000 dólares canadenses é concedido com cada Medalha Fields.

Numa das faces da medalha aparece Arquimedes e a inscrição de uma das suas citações:

“Transire suum pectus mundoque potiri.”
(Eleve-se acima de si mesmo e agarre-se ao mundo.)

No verso aparece a inscrição:

“Congregati ex toto orbe mathematici ob scripta insignia tribuere.”
(Os matemáticos reunidos aqui de todo o mundo prestam homenagem ao trabalho notável.)

Terminamos com o testemunho de Synge sobre Fields:

“In his habits of life he was abstemious, avoiding tea, coffee, alcohol, and condiments, and he did not smoke ... he possessed a good sense of humour ...”

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Fields/

Imagem da medalha retirada do site: https://gizmodo.uol.com.br/artur-avila-medalha-fields/

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 14/05/2021