Curiosidades sobre o matemático e astrónomo alemão Johannes Kepler (1571 – 1630)

Curiosidades...

Johannes Kepler (1571 – 1630) foi um matemático e astrónomo alemão.

Kepler é mais conhecido por descobrir as três leis do movimento planetário, as leis de Kepler, que foram publicadas em 1609 e em 1619. 

Mas Kepler também fez um trabalho importante em óptica (1604 - 1611), descobriu dois novos poliedros regulares (1619), deu o primeiro tratamento matemático de empacotamento próximo de esferas iguais (levando a uma explicação acerca da forma das células de um favo de mel, 1611) , deu a primeira prova de como os logaritmos operavam (1624) e concebeu um método para encontrar os volumes de sólidos de revolução, contribuindo para o desenvolvimento do cálculo (1615 - 1616). Além disso, calculou as tabelas astronómicas mais exatas até então conhecidas, cuja precisão contínua contribuiu muito para estabelecer a verdade da astronomia heliocêntrica (Rudolphine Tables, Ulm, 1627).

Uma grande quantidade da correspondência de Kepler sobreviveu. Muitas das suas cartas são quase equivalentes a um artigo científico (na altura ainda não havia revistas científicas). 

Refira-se que o elemento não racional verdadeiramente importante na obra de Kepler foi o seu cristianismo. O uso extensivo e bem-sucedido da matemática de Kepler fez o seu trabalho parecer "moderno", mas na verdade Kepler era um Filósofo Natural Cristão, para quem compreender a natureza do Universo incluía compreender a natureza do seu Criador.

Deixamos o vídeo da série “ABC da Astronomia” dedicado à obra de Kepler. Não perca!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Kepler/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 27/12/2021