Curiosidades sobre o matemático e cartógrafo norueguês Caspar Wessel

Curiosidades...

Caspar Wessel (1745 - 1818) foi um matemático e cartógrafo norueguês. 

Casper era o irmão mais novo do poeta e dramaturgo Johan Herman Wessel.

Wessel foi a primeira pessoa a descrever a interpretação geométrica de números complexos como pontos no plano complexo

O seu artigo mais importante, Om directionens analytiske betegning, foi apresentado em 1797 à Academia Real Dinamarquesa de Ciências e Letras. Como estava escrito em dinamarquês e foi publicado num jornal raramente lido fora da Dinamarca, passou despercebido por quase um século. Os mesmos resultados foram redescobertos independentemente por Argand em 1806 e Gauss em 1831.

A ideia de Wessel de um número complexo como um ponto no plano complexo é hoje universalmente reconhecida. De facto, embora o crédito tenha sido dado a Argand, muitos historiadores de matemática acham que a contribuição de Wessel foi:

“... superior to and more modern in spirit to Argand's.”

Uma das idéias mais proeminentes apresentadas neste trabalho foi a dos vetores. Embora essa não fosse a principal intenção de Wessel com a publicação, Wessel sentiu que um conceito geométrico de números, com comprimento e direção, era necessário. A abordagem de Wessel sobre a adição foi: "Two straight lines are added if we unite them in such a way that the second line begins where the first one ends and then pass a straight line from the first to the last point of the united lines. This line is the sum of the united lines". Esta é a mesma ideia usada ainda hoje para somar vetores.

Para além do seu brilhantismo matemático, Wessel foi também uma pessoa notável noutros aspetos. Apesar da sua pobreza, recusou-se a aceitar pagamento por mapas que tinha sido contratado para fazer. 

Em 1815 Wessel foi nomeado Cavaleiro da Ordem de Dannebrog pelas suas contribuições para a topografia:

“... in recognition of his exceptional contribution to surveying.”

Não existem retratos preservados do modesto Casper Wessel.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Wessel/
              https://alchetron.com/Caspar-Wessel#caspar-wessel-5fe14714-5c29-4ff3-b47e-2261d65e6cd-resize-750.jpg

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 08/06/2021