Curiosidades sobre o matemático e cientista de computadores britânico John Ronald Womersley (1907 – 1958)

Curiosidades...

John Ronald Womersley (1907 – 1958) foi um matemático e cientista de computadores britânico.

Womersley fez importantes contribuições para o desenvolvimento dos computadores, mas é mais conhecido por ser o criador da teoria matemática do fluxo sanguíneo, contribuindo para o desenvolvimento da dinâmica dos fluídos e da hemodinâmica.

Em 1954 Womersley juntou-se a uma equipa de investigação liderada por Donald McDonald no St Bartholomew's Hospital, que estudava o fluxo sanguíneo nas artérias. Esta colaboração com McDonald levou a um período altamente produtivo na sua investigação, pois aplicou técnicas matemáticas e computacionais à análise do fluxo sanguíneo e da hemodinâmica. Mais notavelmente, em 1955, publicou um artigo que descrevia um parâmetro adimensional (α) que caracterizava a natureza do fluxo instável; posteriormente este parâmetro foi chamado de Número de Womersley.

Deixamos um vídeo do matemático Alessandro Veneziani, da Emory University, em Atlanta, que usa matemática e simulações de computador para investigar a dinâmica do sangue e apoiar os médicos no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Womersley/
            http://esciencecommons.blogspot.com/2010/12/math-of-your-heart.html
            https://en.wikipedia.org/wiki/John_R._Womersley

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 20/06/2022