Curiosidades sobre o matemático e físico francês André-Marie Ampère (1775 – 1836)

Curiosidades...

André-Marie Ampère (1775 – 1836) foi um matemático e físico francês.

Ampère foi um autodidata que desde muito cedo se dedicou à matemática; não tendo frequentado a escola teve, no entanto, uma excelente educação. Numa nota autobiográfica, ele descreve essa educação, referindo-se a si mesmo na terceira pessoa, dizendo:

“His father, who had never ceased to cultivate Latin and French literature, as well as several branches of science, raised him himself in the country near the city where he was born. He never required him to study anything, but he knew how to inspire in him a desire to know. Before being able to read, the young Ampère's greatest pleasure was to listen to passages from Buffon's natural history.”

Como curiosidade, refira-se que, já em idade avançada, Ampère ainda recitava na íntegra muitos dos artigos da Encyclopédie, obra que leu por ordem alfabética do primeiro ao último volume.

Estudou e leu trabalhos de Euler, Jakob Bernoulli, d’Alembert, Lagrange, Lavoisier, entre outros. 

Foi professor universitário; lecionou matemática, física, química e astronomia e foi membro do Institut National des Sciences.

A atividade científica e a obra de Ampère é vasta e deixou trabalhos em várias áreas, entre as quais na matemática e na química. Publicou obras referentes à mecânica, à análise matemática, à geometria dos poliedros, à refração, à óptica teórica e à zoologia. Mas, é pelas suas descobertas na física que é reconhecido. 

A sua obra mais importante, Memoir on the Mathematical Theory of Electrodynamic Phenomena, Uniquely Deduced from Experience, inclui todas as investigações, experiências e descobertas sobre a relação entre a eletricidade e o magnetismo. 

Ampère descobriu que fios paralelos com corrente elétrica que fluem, no mesmo sentido se atraem mas em sentidos opostos repelem-se.

Ampère conseguiu algo surpreendente: produzir atração e repulsão magnéticas na ausência de ímanes. Todo o magnetismo foi gerado eletricamente. 

Com esta obra Ampère lançou as bases para uma nova área da física – eletrodinâmica/eletromagnetismo (área da física que estuda o comportamento das cargas elétricas em movimento) –  que foi fundamental para a evolução e o desenvolvimento do século XIX.

Baseando-se nas suas teorias, Ampère desenvolveu diversos instrumentos como o galvanómetro, o telégrafo elétrico e o primeiro eletroíman. É também criador dos termos  “corrente” e “tensão”.

Formulou a “Lei de Ampère” e produziu a melhor definição de corrente elétrica do seu tempo: 

“circulation of electric fluid in a closed circuit.” 

Ampère também propôs a existência de uma partícula que hoje conhecemos como o eletrão, descobriu o elemento químico flúor, e agrupou elementos atendendo às suas propriedades mais de meio século antes de Dmitri Mendeleev produzir a sua tabela periódica.

Em sua homenagem foi denominada ampere (símbolo: A) à unidade de medida do sistema internacional (SI) da intensidade da corrente elétrica.

O físico e matemático britânico James C. Maxwell referiu que:

“Ampère was the Newton of Electricity." 

Terminamos referindo que a torre Eiffel contém placas em seu redor com os nomes de 72 proeminentes cientistas franceses e, como é evidente, entre eles figura o nome de Ampère. 

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Ampere/
              https://en.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9-Marie_Amp%C3%A8re

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 20/01/2022