Curiosidades sobre o matemático e físico inglês Lewis Fry Richardson (1881 – 1953)

Curiosidades...

Lewis Fry Richardson (1881 – 1953) foi um matemático e físico inglês.

Richardson nasceu numa família Quaker.

Durante a Primeira Guerra Mundial Richardson declarou-se um objetor de consciência, por isso não podia ser convocado para o serviço militar, mas também não podia assumir cargos na universidade. Ser um objetor de consciência, no entanto, não significava que Richardson não estivesse envolvido na guerra. De facto, foi condutor de uma ambulância de 1916 a 1919, ligada à 16ª Divisão de Infantaria Francesa.

O seu trabalho mais conhecido é no campo da previsão numérica do tempo, lançando as bases para as técnicas modernas de previsão do tempo. 

Em 1922 Richardson publicou Weather Prediction by Numerical Process, onde imaginou uma espécie de fábrica, com matemáticos - ou "computadores", como os chamava – que calculavam manualmente as equações necessárias para prever o clima global. Uma abordagem que reflete quase perfeitamente a maneira como os supercomputadores são usados hoje em dia na previsão do tempo. Embora a sua visão da fábrica de previsões nunca tenha sido realizada, Richardson será lembrado como um pioneiro no campo da previsão numérica do tempo – o seu trabalho estabeleceu as bases para a previsão do tempo atual.

Hoje, o LFRic, um programa de trabalho para desenvolver a próxima evolução do Met Office Unified Model, reconhece a importância do trabalho de Lewis Fry Richardson atribuindo o seu nome a este programa.

Outra aplicação da matemática por Richardson foi no seu estudo das causas da guerra, publicando os resultados da sua análise em vários livros: Generalized Foreign Politics (1939), Arms and Insecurity (1949) e Statistics of Deadly Quarrels (1950). Mais uma vez, Richardson fez novas aplicações da matemática. Anteriormente, presumia-se que a guerra era uma política nacional racional, a ser usada no interesse de uma nação. No entanto, a maneira como Richardson modelou as causas da guerra foi bem diferente, apresentando sistemas de equações diferenciais que governavam as interações entre os países causadas por coisas como atitudes e humores, mostrando que estes fatores eram os principais e que pouco tinham a ver com líderes individuais. A psicologia de toda uma população era o que era relevante, um fator subjacente que emergia quando se calculava a média das atitudes dos indivíduos. Richardson escreveu:

“The equations are merely a description of what people would do if they did not stop and think.”

Deixamos o vídeo onde Joanna Haigh conversa com Brian Cox sobre Lewis Fry Richardson e discute o seu conceito inovador de uma "fábrica de previsão do tempo". A não perder!

 

Fonte: https://www.youtube.com/channel/UCylCbuzRsB92Gc1l8ru6VIg
            https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Richardson/
 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 11/10/2021