Curiosidades sobre o matemático francês Félix Savart (1791 – 1841)

Curiosidades...

Félix Savart (1791 – 1841) foi um matemático francês. 

Savart é mais conhecido pela Lei Biot-Savart.

Savart licenciou-se em medicina e serviu no exército de Napoleão. Em 1817 estabeleceu um consultório médico, mas passou mais tempo a estudar física do que a tratar pacientes. Montou um excelente laboratório de física para realizar experiências e ficou fascinado com o estudo do som, em particular com a acústica de instrumentos musicais como o violino. Começou a construir violinos tentando basear a forma do instrumento em princípios matemáticos. Projectou de um violino trapezoidal que afirmava ter desempenho acústico superior ao violino tradicional. Sigalia Dostrovsky escreveu sobre a desempenho deste violino:

“When the instrument was played before a committee that included Biot, the composer Cherubini, and other members of the Academy of Sciences and the Académie des Beaux-Arts, its tone was judged as extremely clear and even, but somewhat subdued.”

Em 1819 Savart foi para Paris e começou a colaborar com o matemático francês Jean-Baptiste Biot que investigava sobre eletricidade, além de dar aulas sobre acústica na Faculdade de Ciências. No início de 1820, Hans Christian Oersted relatou que uma agulha de bússola colocada perto de um fio que transportava corrente fazia um ângulo reto com o fio, e a partir dessa altura Savart e Biot começaram a investigar mais profundamente o campo produzido pelo fio. Usando a oscilação de um dipolo magnético para determinar a força do campo próximo a um fio que transporta corrente, descobriram o que hoje é chamada de Lei de Biot-Savart. Campos magnéticos produzidos por correntes elétricas podem ser calculados usando a Lei de Biot-Savart que ambos apresentaram à Academia de Ciências a 30 de outubro de 1820. Savart e Biot tomaram o magnetismo como propriedade fundamental em vez de usar a abordagem de Ampère que o tratou como resultante de circuitos elétricos. O artigo conjunto Biot-Savart Note sur le magnétisme de la pile de Volta foi publicado nos Annales de chemie et de physique em 1820.

Em 1820 Savart começou a lecionar Ciências numa escola particular de Paris e em 1827 foi eleito para a secção de física da Academia de Ciências, substituindo Fresnel, que tinha morrido naquele ano. Savart ensinou no Collège de France a partir de 1828, tornando-se professor de física experimental sucedendo a Ampère. Continuou a ocupar esta posição até à sua morte em 1841, poucos meses antes de fazer cinquenta anos.

Savart também realizou experiências em som que se tornaram importantes para estudantes posteriores de acústica.

Félix Savart foi homenageado com uma rua em Mézières com o seu nome.

Deixamos um vídeo da Khan Academy que nos dá a conhecer a Lei de Biot-Savart. Clique sobre a imagem seguinte para aceder ao vídeo. A não perder!

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Savart/
             https://www.encyclopedia.com/science/dictionaries-thesauruses-pictures-and-press-releases/savart-felix

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 30/06/2022