Curiosidades sobre o matemático francês Louis Bachelier (1870 – 1946)

Curiosidades...

Louis Jean-Baptiste Alphonse Bachelier (1870 – 1946) foi um matemático francês.

Louis Bachelier é considerado um precursor da teoria moderna das probabilidades e hoje é reconhecido como o pai da matemática financeira.

O trabalho notável de Bachelier estava muito à frente do seu tempo e não foi apreciado em vida. Aos olhos da elite matemática francesa da altura, Bachelier foi considerado de menor importância. O matemático francês Benoît Mandelbrot foi um dos primeiros a reconhecer o pioneirismo de Bachelier nas probabilidades e na matemática financeira.

Bachelier é mais conhecido por ter sido o primeiro matemático a modelar o processo estocástico agora chamado de Movimento Browniano (descoberto pelo biólogo Robert Brown). Bachelier introduziu nas finanças a utilização do movimento browniano, que está na base da maioria dos modelos matemáticos usados em finanças.

Louis Bachelier perdeu os pais, após o ensino secundário e teve que assumir os negócios da família. Foi durante esse período que se familiarizou com o funcionamento dos mercados financeiros.

Aos 22 anos, Bachelier frequentou a Sorbonne onde acompanhou as palestras de Paul Appell, de Joseph Boussinesq e de Henri Poincaré (este último com 38 anos). Em 1900, Bachelier defendeu a sua célebre tese de doutoramento, Théorie de la Spéculation, diante destes três homens, e o relatório de aprovação foi escrito por Henri Poincaré, um dos matemáticos mais eminentes do mundo na época.

A Bachelier Society, nomeada em sua homenagem, é a sociedade mundial de matemática financeira e as finanças matemáticas são agora uma disciplina científica própria. Esta sociedade realizou o seu primeiro Congresso Mundial em 2000, em Paris, no centésimo aniversário da tese de Bachelier.

Cinco anos antes do famoso artigo de Einstein de 1905 sobre o movimento browniano, no qual Einstein derivou a equação do movimento browniano e fez uma estimativa para o tamanho das moléculas, Bachelier havia calculado, para a sua tese, a função de distribuição para o que hoje é conhecido como o processo estocástico de Wiener . Pensa-se que Einstein em 1905 não tinha conhecimento do trabalho de Bachelier. O tratamento e a compreensão da teoria do Movimento Browniano na tese de Bachelier é mais elegante e matemático do que no artigo de Einstein de 1905 . Enquanto Einstein tinha um "nariz" insuperável para a física, o seu nariz para a matemática não era, segundo ele próprio, tão desenvolvido.

A obra de Bachelier levou à obra de Wiener (1923), Kolmogorov (1931), Itô (1950) e Black, Scholes e Merton (1973).

Deixamos o vídeo que explica de um modo simples o Movimento Browniano.


 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Bachelier/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 11/03/2022