Curiosidades sobre o matemático francês Paul Appell (1855 – 1930)

Curiosidades...

Paul Appell (1855 – 1930) foi um matemático francês.

Appell trabalhou com análise, geometria e mecânica.

Em 1881, Appell casou-se com Amelie, sobrinha de Bertrand e de Hermite e prima de Émile Picard

Em 1885 Appell foi nomeado para a cadeira de mecânica na Sorbonne.

Appell trabalhava em Paris, mas regressava nas férias para a sua terra natal, Alsácia, na altura já ocupada pelos alemães. Appell e o seu meio-irmão Charles, residente na Alsácia, eram espiões e informantes da França contra a Alemanha. Quando retornava a Paris, Appell entregava os relatórios de Charles ao Ministério da Guerra de França. Charles pagaria um preço por isso quando, em 1889, foi preso por atividades antialemãs.

Em 1892 Appell foi eleito para a Académie des Sciences. Foi Reitor da Faculdade de Ciências da Universidade de Paris de 1903 a 1920 e Reitor da Universidade de Paris de 1920 a 1925.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Appell fundou o Secours National, uma organização semioficial que envolveu todos os grupos políticos e religiosos, prestando ajuda às vítimas civis da guerra. Após a guerra, Appell teve a ambição da sua vida realizada quando a sua terra natal, a Alsácia, foi devolvida à França. Também após a guerra, a Liga das Nações foi criada pelos Aliados na Conferência da Paz de Paris em 1919, e Appell serviu como secretário-geral da Associação Francesa durante a década de 1920, quando a Liga tinha a sua sede em Genebra.

O primeiro artigo de Appell em 1876 foi sobre geometria projetiva continuando o trabalho do matemático francês Michel Chasles. Appell também escreveu sobre funções algébricas, equações diferenciais e análise complexa. 

Em 1880 Appell definiu uma série de funções que satisfaziam a condição de que a derivada da n-ésima função era n vezes a (n - 1)-ésima função (hoje são chamados de polinómios de Appell).

Na mecânica, Appell propôs uma formulação alternativa da mecânica analítica conhecida como equação de movimento de Appell.

Até 1925 Appell escreveu 140 trabalhos em análise, 30 trabalhos em geometria, 87 trabalhos em mecânica, bem como muitos livros, discursos, palestras sobre a história da matemática e sobre educação matemática. Mas terá escrito muitos mais até ao fim da sua vida.

Apesar do muito sucesso que obteve na área da matemática e das significativas contribuições que deu às muitas áreas fora da matemática, Appell é hoje pouco conhecido. 

Appell foi um dos melhores solucionadores de problemas que já existiu na matemática. No entanto, como resolveu os problemas usando técnicas existentes o seu trabalho teve pouco impacto.

Kenneth O. May enfatizou este ponto referindo:

“... his scientific work consists of a series of brilliant solutions of particular problems, some of the greatest difficulty. He was a technician who used the classical methods of his time to answer open questions, work out details, and make natural extensions in the mainstream of the late nineteenth century; but his work did not open new doors as he hoped. On the contrary, he does not seem to have looked down any of the new paths that were leading to a period of unbridled abstraction and generalisation. During the last half of his career he was a pillar of a backward looking establishment that was to give way to Nicolas Bourbaki, a namesake of a general who was one of his boyhood heroes.”

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Appell/
              https://www.encyclopedia.com/science/dictionaries-thesauruses-pictures-and-press-releases/appell-paul-emile
              https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_%C3%89mile_Appell

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 27/09/2021