Curiosidades sobre o matemático, físico e astrónomo francês Jacques Philippe Marie Binet (1786 - 1856)

Curiosidades...

Jacques Philippe Marie Binet (1786 - 1856) foi um matemático, físico e astrónomo francês.

Binet formou-se na École Polytechnique em 1806 e voltou como professor em 1807. Um ano depois tornou-se tutor na École para auxiliar o professor de análise aplicada e geometria descritiva. Ocupou esta posição de até 1814. 

Binet tornou-se membro da Société philomathique a 14 de março de 1812. A Académie des Sciences foi encerrada em 1793 e muitos dos membros da Academia juntaram-se à Société philomathique, dando-lhe um estatuto bastante especial. Em 1795, o Institut National substituiu a Academia, mas a Société philomathique continuou a ter um papel importante na vida científica de Paris. 

Em 1814 Binet foi nomeado examinador de geometria descritiva na École Polytechnique e, em 1815, foi nomeado examinador em geodesia.

Sucedeu a Siméon-Denis Poisson como professor de mecânica em 1815 e, em 1816 Binet tornou-se inspetor de estudos na École Polytechnique e editor do livro de dois volumes Mécanique analytique de Lagrange.

Em 1823 Binet sucedeu a Delambre na cadeira de astronomia no Collège de France. 

A 13 de novembro de 1830, Binet foi destituído do cargo de inspetor de estudos. Foi demitido pelo recém-coroado rei Louis-Philippe da França, provavelmente por causa do forte apoio de Binet ao rei anterior, Charles X. 

Jaques Binet fez contribuições significativas para a teoria dos números e para os fundamentos matemáticos da álgebra matricial, que mais tarde levaram a importantes contribuições de Cayley e de outros matemáticos. 

Binet é reconhecido por ter sido o primeiro matemático a descrever a regra para multiplicar matrizes, em 1812, e pela Fórmula de Binet, uma fórmula não-recursiva dos números de Fibonacci que é nomeada em sua homenagem, embora o mesmo resultado já fosse conhecido por Abraham de Moivre um século antes. Pode visualizar na imagem seguinte esta fórmula:

Binet escreveu uma série de artigos importantes que foram influentes no desenvolvimento da matemática, em particular escreveu Mémoire sur les intégrales définies Eulériennes et sur leur application à la théorie des suites; ainsi qu'à l'évaluation des fonctions des grands nombres em 1839. Neste artigo, Binet introduziu o que hoje é chamada de Função Beta B(m,n). Foi sugerido que Binet escolheu a notação B e a chamou de função beta, por causa da primeira letra do seu nome. No entanto, não há evidências que apoiam esta afirmação.

Num dos seus trabalhos Binet enumerou o princípio agora conhecido como Teorema de Binet

As outras contribuições de Binet foram nas áreas da física e da astronomia, e como ele ocupou a cadeira de astronomia no Collège de France por mais de 30 anos, isto não é surpreendente. Ao todo, escreveu mais de 60 artigos.

Entre as honras que Binet recebeu pelo seu trabalho salientamos Chevalier de la Légion d'Honneur em 1821 e a eleição para a Académie des Sciences em 1843, sucedendo Sylvestre Lacroix, que morreu em maio daquele ano. Em 1856 foi eleito presidente da Academia. A 12 de maio deste ano estava marcada uma reunião à qual Binet não compareceu. No início da reunião foi anunciado aos seus membros que Binet estava gravemente doente e, antes da reunião terminar, a sua morte foi comunicada aos presentes. Binet foi enterrado no cemitério de Montparnasse. Estiveram presentes membros da sua família e muitos dos seus colegas. Gabriel Lamé e Augustin Cauchy estiveram presentes e fizeram-lhe um elogio e tributo. A sua cidade natal, Rennes, homenageou-o com o nome de uma das ruas do bairro Cleunay de Rennes.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Binet/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 02/02/2022