Curiosidades sobre o matemático indiano-australiano Akshay Venkatesh

Curiosidades...

Curiosidades sobre o matemático indiano-australiano Akshay Venkatesh 


Akshay Venkatesh é um matemático indiano-australiano.

Venkatesh nasceu em Nova Delhi, Índia, a 21 de novembro de 1981, e aos dois anos foi para Perth, na Austrália Ocidental. 

Venkatesh foi uma criança prodígio, frequentou aulas de treino extracurricular para alunos talentosos no programa estadual das olimpíadas de matemática, e em 1993, com apenas 11 anos, competiu na 24.ª Olimpíadas Internacionais de Física acabando por ganhar uma medalha de bronze. No ano seguinte, ficou em segundo lugar nas Olimpíadas de Matemática da Austrália e ganhou uma medalha de prata na 6.ª edição das Olimpíadas de Matemática do Pacífico Asiático, antes de ganhar uma medalha de bronze no International Mathematical 1994. Concluiu o secundário no mesmo ano, completando 13 anos antes de entrar para Matemática na University of Western Australia, foi o aluno mais jovem de todos os tempos. 

Venkatesh completou o curso de quatro anos em três anos e tornou-se, aos 16, a pessoa mais jovem a receber honras de primeira classe em matemática pura da universidade. Foi premiado com o J. A. Woods Memorial Prize como o graduado mais destacado do ano da Faculdade de Ciências, Engenharia, Odontologia ou Ciências Médicas. 

Venkatesh foi para a América para tirar o doutoramento e doutorou-se na Universidade de Princeton com Peter Sarnak, produzindo a tese Limiting forms of the trace formula

Depois do seu doutoramento passou pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), pelo Clay Mathematics Institute (CMI), pelo Courant Institute of Mathematical Sciences, e atualmente é professor da School of Mathematics no Institute for Advanced Study (IAS). É um membro permanente do corpo docente desde agosto de 2018.

Venkatesh recebeu o Prémio Salem, concedido a um "jovem matemático considerado por ter feito um trabalho notável no campo de interesse de Salem - a teoria da série de Fourier" e o Packard Fellowship em 2007. Em 2008, recebeu 10.000 dólares americanos pelo SASTRA Prémio Ramanujan, concedido por "contribuições notáveis a áreas da matemática influenciadas pelo grande matemático indiano, Srinivasa Ramanujan" e "concedido apenas a menores de trinta e dois anos (a idade de Ramanujan no momento de sua morte)". Pelas suas contribuições excecionalmente abrangentes, fundamentais e criativas para a teoria dos números moderna, Venkatesh recebeu o Prémio Infosys em Ciências Matemáticas em 2016. Em 2017 recebeu o Prémio Ostrowski, que é concedido a cada dois anos por "realizações notáveis em matemática pura e nos fundamentos da matemática numérica." 

E finalmente em 2018 recebeu o prémio mais importante da sua carreira, a Medalha Fields, que como sabemos é atribuída apenas de 4 em 4 anos, tornando-se o segundo australiano (depois de Terence Tao) e a segunda pessoa de ascendência indiana (depois de Manjul Bhargava) a receber esta honra. Este prémio foi atribuído pela sua síntese da teoria analítica dos números, dinâmica homogénea, topologia e teoria da representação, que resolveu problemas de longa data em áreas como a equidistribuição de objetos aritméticos. 

O professor Michael Giudici da University of Western Australia disse sobre o seu trabalho:

"if it was easy for me to explain, then he wouldn't have received the Fields Medal".

O diretor do Instituto Australiano de Ciências Matemáticas, Professor Geoff Prince, também referiu:

"Akshay is an exciting and innovative leader in his field whose work will continue to have wide-ranging implications for mathematics".

Na cerimónia de entrega da medalha, Venkatesh é descrito como o matemático que "made profound contributions to an exceptionally broad range of subjects in mathematics", reconhecendo-se que "solved many longstanding problems by combining methods from seemingly unrelated areas, presented novel viewpoints on classical problems, and produced strikingly far-reaching conjectures”.

Venkatesh fez contribuições para uma ampla variedade de áreas na matemática, incluindo teoria dos números, formas automórficas, teoria de representação, espaços localmente simétricos e teoria ergódica, sozinho ou em colaboração com vários matemáticos.

Recentemente estuda novas estruturas algébricas relacionadas à topologia de espaços localmente simétricos.

Conheça Akshay Venkatesh no vídeo seguinte:

 

Fonte: https://starsunfolded.com/akshay-venkatesh/

           https://en.wikipedia.org/wiki/Akshay_Venkatesh

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 21/11/2020