Curiosidades sobre o matemático norte-americano Kenneth Appel (1932 – 2013)

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Kenneth Appel (1932 – 2013) foi um matemático norte-americano.

Ken Appel é mais conhecido pelo seu trabalho conjunto com o seu colega da Universidade de Illinois em Urbana, Wolfgang Haken. Em 1976, usaram computadores para resolver um dos maiores problemas em aberto da matemática, a "Conjectura das Quatro Cores".

O Teorema das quatro cores, foi enunciado pela primeira vez por um cartógrafo inglês, Francis Guthrie, em 1852. Guthrie afirmou que para criar um mapa em que nenhum país adjacente tivesse a mesma cor, apenas quatro cores seriam necessárias.

A conclusão de que quatro cores seriam suficientes para qualquer mapa, dependia de 1.200 horas de computador - o equivalente a 50 dias - e 10 biliões de decisões lógicas, todas feitas automaticamente e fora da vista pelas entranhas de um computador IBM na Universidade de Illinois em Urbana.

Apesar de ter sido considerada uma grande conquista na época, esta prova deixou muitos matemáticos apreensivos, a preocupação estava no aparecimento de bugs nos computadores, não confiavam no desempenho dos computadores, questionando também como poderiam verificar ou entender uma “prova” que não podiam ver. O que acendeu um longo debate sobre o que constitui uma prova matemática.

Um artigo do New York Times na época referiu:

“The proof of the four-color conjecture is unlikely to be of applied significance. Nevertheless, what has been accomplished is a major intellectual feat. It gives us an important new insight into the nature of two-dimensional space and of the ways in which such space can be broken into discrete portions.”

O matemático Edward Frenkel da Universidade da Califórnia, Berkeley, disse: 

“Like a landmark Supreme Court case, the proof’s legacy is still felt and hotly debated.”

O matemático e colega de Appel na Universidade de New Hampshire, Kevin Short, chamou a façanha de:

“A watershed for modern mathematics.”

acrescentando:

“It has spawned whole fields of study.”

Apesar de se ter reformado em 2003, Appel continuou a participar em programas de enriquecimento da matemática nas escolas de Dover e noutras escolas do sul do Maine. Como parte desse trabalho voluntário, trabalhou com alunos de todos os níveis e habilidades, mas teve a maior satisfação em trabalhar com alunos superdotados. Appel defendia que todos os alunos, de qualquer nível, mereciam estar a trabalhar no nível em que são capazes de trabalhar e não serem restringidos pelo ano em que estão. Defendia também que não deveriam saltar um ano pois deveriam continuar na sua faixa etária e conviver com a sua faixa etária e não ir para a faculdade aos 16 anos.

Kevin Short descreveu Appel como:

“An incredibly humble man.”

referindo também:

“One of the things he prided himself on was trying to help other faculty members in general, but in particular, young faculty members, to get them started in a research career.”

Deixamos o vídeo seguinte com James Grime que explica o "Teorema das quatro cores". Não vai querer perder!

 

Fonte: https://www.nytimes.com/2013/04/29/technology/kenneth-i-appel-mathematician-who-harnessed-computer-power-dies-at-80.html
            https://www.bostonglobe.com/metro/obituaries/2013/04/29/kenneth-appel-dies-used-computer-map-question/nEKrYrHng1gTWI0iUxVMON/story.html
            https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Appel/
 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 08/10/2021