Curiosidades sobre o matemático polaco Jacob Bronowski (1908 – 1974)

Curiosidades...

Jacob Bronowski (1908 – 1974) foi um matemático polaco.

Quando a Rússia ocupou a Polónia durante a Primeira Guerra Mundial, a família de Bronowski emigrou para a Alemanha, onde viveu até ao fim da guerra. Em 1920, a família mudou-se para Londres, Inglaterra. 

Foi um começo difícil para o Bruno, nome pelo qual foi conhecido Bronowski, na Central Foundation School em Londres, pois não falava inglês. Na escola interessou-se por ciência e literatura.

Em Cambridge, os interesses de Bronowski foram muito mais amplos do que a matemática – continuou com o seu amor pela literatura editando, em 1928, a revista literária Experiment, em conjunto com outro estudante de matemática. 

Em 1934 Bronowski foi nomeado professor de matemática na University College, Hull. 

Bronowski foi ao Japão em 1945 com a Missão do Estado-Maior Britânico para estudar os efeitos da bomba atómica em Nagasaki. Esta missão mudaria a sua vida e, após essa experiência, desistiu da investigação militar para se concentrar na ética da ciência e depois nas ciências da vida. 

Depois que o seu trabalho de guerra terminou, Bronowski não voltou a ser professor de matemática. 

A certa altura, os seus interesses desviaram-se para a biologia dos seres humanos e, para algo que sempre o interessou, os seus intelectos únicos. Mais ou menos na mesma época, Bronowski começou a sua carreira como comentador, talvez a parte da sua vida pela qual ele é mais lembrado. Frequentemente aparecia no programa The Brains Trust, ganhando rapidamente a reputação de um cientista com grande profundidade e amplitude de conhecimento, mas com um grande dom para explicar conceitos científicos difíceis, de maneira compreensível. 

O seu último grande projeto foi escrever e narrar a extraordinária série de televisão da BBC, The Ascent of Man, filmada entre julho de 1971 e dezembro de 1972. O primeiro episódio de The Ascent of Man foi transmitido a 5 de maio de 1973. A série de 13 episódios foi um dos marcos da televisão documental. The Ascent of Man foi apresentada como uma visão pessoal da realização científica da humanidade, explorando a ciência, tal como a Civilização explorou a arte.

Bronowski adoeceu enquanto fazia The Ascent of Man. Tinha apenas 66 anos quando morreu em 1974, um ano após a primeira transmissão de The Ascent of Man. Morreu de ataque cardíaco em Long Island, Nova York, mas está sepultado no cemitério de Highgate, no norte de Londres.

Os roteiros da série foram publicados no The Listener e, em seguida, reunidos num livro. O livro foi recentemente reimpresso com um prefácio de Richard Dawkins e permanece relevante hoje, apesar dos enormes desenvolvimentos na ciência e tecnologia desde que foi escrito.

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Bronowski/

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 18/01/2022