Curiosidades sobre o polímata Leonardo da Vinci - Secrets of the Mona Lisa-Parte I

Curiosidades...

Auto-retrato de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi um polímata italiano.

Artista e estudioso, possuía muitos talentos para além da sua pintura. Trabalhou principalmente com mecânica, embora a geometria fosse a sua principal paixão. Também esteve envolvido na hidrodinâmica, anatomia, matemática e óptica.

Aceda ao artigo: "500 anos após a morte do cientista Leonardo da Vinci (1519 - 2019)" editado pelo Clube SPM em 2019 - uma curta biografia deste cientista.

Quem não conhece a obra “Mona Lisa”? Esta obra foi como sabemos pintada por Leonardo da Vinci. Este quadro encontra-se exibido no lendário Louvre em Paris. Durante séculos, especialistas de todo o mundo têm procurado descobrir a identidade da mulher do retrato de Leonardo da Vinci. Por trás do sorriso enigmático, ela permanece um mistério, alimentando infinitas especulações e teorias. Quem foi a modelo de Leonardo? 

O documentário da BBC que apresentamos de seguida, investiga profundamente esta questão. Este documentário “Secrets of the Mona Lisa” usa novas evidências para investigar a verdade por trás da identidade da mulher retratada.  Está dividido em 4 partes e é apresentado por Andrew Graham-Dixon. A descodificação de documentos centenários e o uso de tecnologia de ponta pode revelar as verdades há muito ocultas da obra de arte mais famosa e icónica da história.

A pintura mais famosa do mundo está finalmente a revelar os seus segredos?

Não perca nos próximos dias a divulgação de todas as partes deste documentário! 

Secrets of the Mona Lisa - Parte I:

 

Fonte: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Leonardo/
           

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 15/04/2021