Decisão da IMU - ICM 2022 virtual

Notícias Clube SPM

Por decisão da International Mathematical Union (IMU) a 19ª Assembleia Geral da IMU entre os dias 3 e 4 de julho de 2022 e o Congresso Internacional de Matemáticos 2022 (ICM 2022) entre os dias 6 e 14 de julho de 2022, iria realizar-se em São Petersburgo, na Rússia.

Mas devido à situação que se vive entre a Rússia e a Ucrânia o comité executivo da União Internacional de Matemática decidiu que a Assembleia Geral da IMU vai realizar-se presencialmente, mas fora da Rússia, e o ICM 2022 acontecerá como um evento totalmente virtual, realizado fora da Rússia, mas seguindo o cronograma original planeado para São Petersburgo. As datas permanecerão inalteradas e a participação no evento virtual do ICM será gratuita.

A cerimónia de entrega de prémios será realizada no dia seguinte à Assembleia Geral da IMU, no mesmo local da Assembleia Geral. Assim, será presencial a entrega dos vários prémios, entre os quais, as mais importantes distinções na área da matemática: as Medalhas Fields, o Prémio Gauss, a Medalha Chern, o Prémio Leelavati e a Emmy Noether Lecture.

Destaca-se que também será atribuída pela primeira vez a Medalha Abacus, que distingue contribuições inovadoras em computação científica e aspetos matemáticos da ciência dos computadores. 

E, como o ano 2022 marca o 100º aniversário de Olga Ladyzhenskaya está prevista a entrega, pela primeira vez de um novo prémio, a Medalha Ladyzhenskaya. A Medalha Ladyzhenskaya de física matemática será concedida a cada quatro anos para reconhecer resultados revolucionários em física matemática ou suas aplicações. Isso inclui qualquer área de pesquisa existente ou futura em física matemática e seus campos vizinhos.

O comunicado oficial do comité executivo da IMU pode ser visto aqui.

Para obter mais informações sobre o evento ICM 2022 consulte o site oficial.

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 04/03/2022