Dia de Fibonacci - 23 de novembro de 2020

Notícias Clube SPM

 

Hoje, dia 23 de novembro de 2020, celebra-se o Dia de Fibonacci. 

Este dia foi escolhido devido à data 11/23 (mês/dia) corresponder aos primeiros números da conhecida sucessão de Fibonacci.

Sucessão de Fibonacci: 1,  1,  2,  3,  5,  8,  13,  21,  34,  55,  89 …

Note-se que: 2=1+1; 3=1+2; 5=2+3; 8=3+5; 13=5+8; 21=8+13; 34=13+21; 55=21+34; 89=34+55, etc.

O matemático italiano Leonardo de Pisa, mais tarde conhecido por Fibonacci, divulgou no seu livro Liber Abaci (que significa “Livro de cálculo”) de 1202 esta sucessão, introduzindo-a na matemática da Europa Ocidental, apesar desta já ser conhecida na matemática indiana. A sequência de números surge num exemplo que envolve um casal de coelhos que procria num cenário ideal e a evolução do número de casais de coelhos criados a partir desse casal. Foi deste modo que esta sequência numérica foi introduzida e difundida pelo mundo ocidental. 

Outro feito importante de Fibonacci, com a publicação do seu livro Liber Abaci, é a introdução do sistema de numeração arábico na Europa; os algarismos arábicos ou indo-arábicos, foram criados e desenvolvidos pela Civilização do Vale do Indo. Na altura este sistema de numeração foi impulsionador de significativos e importantes avanços na matemática.

Para alguns, Fibonacci foi o primeiro grande matemático da Europa da Idade Média.

Pode ler as páginas seguintes de um trabalho que nos fala de Fibonacci, no problema que divulgou a sequência de Fibonacci, na relação entre o número de ouro e os números de Fibonacci, na espiral de Fibonacci, além de curiosidades na natureza e não só muito interessantes. 

Conheça também o artigo: Sequência de Fibonacci: veja as suas aplicações na natureza e na arte.

Para concluir pode ver o vídeo seguinte, onde o matemático Arthur Benjamin apresenta um pequeno resumo sobre a sucessão dos números de Fibonacci explorando algumas propriedades que estão escondidas.

Na Natureza conseguimos descobrir alguns padrões numéricos, mas a sequência de Fibonacci aparece com muita frequência, será coincidência?

Celebre o dia descobrindo mais elementos da Natureza em que se manifeste a sequência de Fibonacci.

 

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 23/11/2020