Dia Internacional da Matemática 2021 - Participe no desafio do cartaz até 1 de março

Notícias Clube SPM

Desde 14 de março de 2020 que este dia, conhecido mundialmente como o Dia do Pi, passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática.  A UNESCO aprovou a implementação deste dia que tem a finalidade de celebrar a Matemática em todo o mundo.

site oficial do Dia Internacional da Matemática refere:

“Enquanto o mundo enfrenta a pandemia COVID-19, a matemática fornece os seus modelos e as suas ferramentas auxiliando-nos a compreender, a monitorar e a controlar a propagação do vírus. 
A matemática é usada para criar previsões do tempo antecipando os desastres naturais; alerta-nos sobre as mudanças climáticas e ajuda-nos a antecipar e a amenizar as suas consequências. 
A matemática é fundamental para a organização eficiente das sociedades, para o benefício de todos os cidadãos. Otimiza as redes de transporte e comunicação e permite o planeamento e gestão inteligentes dos sistemas de saúde, económicos e sociais. 
A ciência e a matemática têm um papel crucial na condução de decisões para promover a paz e a justiça social.
A linguagem matemática é comum a todo o planeta e por isso é parte essencial do património cultural da humanidade, estando presente nas artes, na música e nos jogos, promovendo o divertimento e o bem-estar humano.”

Em 2020, o primeiro Dia Internacional da Matemática teve como tema «A Matemática está em toda a parte». Este ano, 2021, a IMU (União Internacional de Matemática) escolheu o tema «Matemática para um Mundo Melhor» e desafia os alunos das escolas/universidades a criar um cartaz que mostre como a Matemática pode tornar o Mundo Melhor. 

“Mostre com imagens uma maneira de tornar o mundo um pouco melhor usando a matemática. Em vez de palavras, use figuras combinadas com números, formas geométricas, fórmulas e outros elementos matemáticos para expressar uma ideia. Use a matemática para que pessoas de todo o mundo possam entender a sua mensagem, mesmo que não falem português.”

Envie o cartaz do desafio até ao dia 1 de março de 2021! 

Saiba tudo aqui; conheça as regras, os detalhes técnicos e as dicas de como fazer e enviar o cartaz.

Participe!

 

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 13/01/2021