Encontro Nacional de Divulgação de Ciência “Entre a Matemática e a Doença de Parkinson”

Noticias Clube SPM

Data: 4 de janeiro de 2020 - Horário: 9:30 - 12:30

O I Encontro Nacional de Divulgação de Ciência “Entre a Matemática e a Doença de Parkinson” terá como base uma das doenças que afetam um número significativo de pessoas em Portugal e no mundo onde Tiago Fleming Outeiro – Diretor of Department of Experimental Neurodegeneration University Medical Center Goettingen, Germany e um dos melhores investigadores mundiais desta área estará à conversa com Carlos Marinho – Coordenador do Clube de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Neste encontro pretende-se iluminar uma área onde, apesar de muitos avanços, o desconhecimento ainda domina. Mas mostraremos que existe uma pequena luz ao fundo do túnel. Carlos Marinho irá apresentar números preocupantes e esmagadores onde o especialista Tiago Fleming Outeiro irá justificar e responder a tudo, sobre doenças neurológicas que afetam milhões em todo o mundo. Utilizando apenas operações simples da matemática, chegámos a conclusões preocupantes e devastadoras. Os números são irrefutáveis, preocupantes, e exigem ação. 

A Doença de Parkinson afeta em Portugal cerca de 18,000 pessoas, com 1 a 2% das pessoas com mais de 65 anos a manifestarem este problema. Por seu lado, a Doença de Alzheimer apresenta números mais catastróficos, afeta atualmente cerca de 100,000 pessoas em Portugal, quase 4% das pessoas com mais de 65 anos, e cerca de 40% com mais de 85 anos. Em todo o mundo são muitos milhões. Figuras mundiais manifestaram estas doenças, os casos do Papa João Paulo II, o ator Michael J. Fox, Ronald Reagan, Yasser Arafat, Mohammad Ali, entre outros.

Que investigações temos em curso? Como é que um português está num dos principais dos centros de investigação destas doenças da europa e do mundo? Que caminho falta percorrer? O que foi já descoberto? Teremos uma cura nos próximos anos? Que fatores de risco estão na génese destas doenças? Como tratar estas doenças? Podemos evitá-las? A alimentação é um fator de risco? Os maus hábitos, como fumar terão influência decisiva no aparecimento destas patologias? O que fazer para minimizar estes flagelos?

Como referiu Michael J. Fox “no momento em que percebi que tinha Parkinson e, que não o podia evitar, comecei a olhar para as coisas que poderia mudar, ajudando na melhoria da investigação da doença”.

Esta iniciativa pretende contribuir não só para esta procura e do conhecimento, mas também pela necessidade de o levar a todos, falando e explicando o que sabemos sobre estas doenças.
 

Comissão Científica:

Tiago Fleming Outeiro – – Diretor of Department of Experimental Neurodegeneration University Medical Center Goettingen, Germany
Carlos Miguel Marinho – Coordenador Geral do Clube SPM
Helena Fonseca – ANEIS, Delegação de Gondomar
Adília Maria G. Marinho – Professora de Matemática

Comissão Organizadora:

Alberto Rocha – ANEIS, Delegação de Gondomar
Helena Fonseca – ANEIS, Delegação de Gondomar
Carlos Miguel Marinho - Coordenador Geral do Clube SPM
Adília Maria G. Marinho – Professora de Matemática

Leia mais aqui.

ANÉIS - Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação - Delegação de Gondomar em parceria com o Clube de Matemática convidam...

ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA ANÉIS "ENTRE A MATEMÁTICA E A DOENÇA DE PARKINSON"

4 de janeiro de 2020 (sábado) das 09h30 às 12h30 no Auditório do Colégio Paulo VI (Rua do Taralhão, n.º 71, 4420-336 Gondomar).

Evento gratuito com inscrição obrigatória:
https://forms.gle/YqXtEDFPsT8jYyvo7

Para mais informações contactar:
coordenacaoaneis@gmail.com

Publicado/editado: 01/01/2020