Entrevista a Fernando Figueiredo, da organização 32.º Encontro do Seminário Nacional...

Notícias Clube SPM

Fernando Figueiredo, da organização do evento e coordenador do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra falou sobre o 32.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática:

O que poderemos esperar do 32.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática?
O 32º. SNHM é um encontro anual dos historiadores matemáticos portugueses. É uma oportunidade de estarmos juntos e apresentarmos os nossos trabalhos aos colegas e trocarmos ideias e, eventualmente, até delinearmos projectos futuros. Mas é também uma oportunidade de, enquanto comunidade científica, nos mostrarmos à comunidade em geral. 

Porquê no Marco de Canavezes?
Os SNHM são por tradição feitos anualmente em locais diferentes. É uma oportunidade de para além de nós conhecermos novas cidades, as gentes (professores, alunos e cidadãos em geral) também conhecerem o SNHM e temáticas de história da matemática. Por exemplo, o ano passado foi em Viseu e este ano é em Marco de Canaveses. Mas o este ano ser no Marco tem uma razão especial, é a terra natal do matemático e astrónomo José Monteiro da Rocha (1734-1819). E no em que se comemora o bicentenário da sua morte, não podia ser noutro local!

Podes falar-nos um pouco mais de José Monteiro da Rocha...
É que este ano, como já referi, é o bicentenário da sua morte. José Monteiro da Rocha é uma das maiores figuras da ciência e da cultura portuguesa. Foi um dos principais responsáveis pela redacção dos estatutos das faculdades científicas da reforma pombalina da Universidade de Coimbra (1772). Foi também professor da Universidade, na faculdade de matemática, director do observatório astronómico, vice-reitor, conselheiro real e preceptor do principe D. Pedro (futuro D. Pedro IV de portugal e imperador, como D. Pedro I). De certa maneira, pode-se afirmar que Monteiro da Rocha foi o principal responsável pela institucionalização da moderna astronomia em Portugal. Quem vier ao SNHM vai certamente ficar a conhecer esta figura maior da nossa ciência.

Vamos ter a presença do conferencista convidado Guy Boistel, da Université de Nantes, Centre François Viète...
Sim, este ano convidámos o professor Guy Boistel que é um dos maiores especialistas mundiais em astronomia do século XVIII, especialmente em tabelas astronómicas e efemérides astronómicas. E como o SNHM deste ano pretende evocar o trabalho de José Monteiro da Rocha, que como astrónomo e primeiro director do Observatório astronómico da Universidade de Coimbra, foi o responsavel pela idealização e publicação das efemérides astronómicas que o observatório começa a publicar a partir de 1803.

O que teremos mais neste evento que possas salientar?
Embora centrado na figura do Monteiro da Rocha, haverá comunicações que abordarão outras temáticas, como por exemplo a participação de Portugal nas olimpíadas internacionais de matemática. As várias comunicações salientam bem o quão viva está a nossa história da matemática e a nossa matemática. Deixo aqui um convite para aparecerem, certamente serão bem acolhidos.


Leia aqui mais sobte o evento:

Dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2019 terá lugar o 32.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) no Auditório Municipal Professora Emília Monteiro, no Marco de Canaveses , que contará com a presença do conferencista convidado Guy Boistel, da Université de Nantes, Centre François Viète.

A realização do 32.º Encontro em Marco de Canaveses deve-se ao facto de a SPM querer comemorar e homenagear o matemático José Monteiro da Rocha, nascido em Marco de Canaveses, nos 200 anos do seu falecimento. Deste modo haverá um conjunto de comunicações que incidirão sobre a sua vida e obra.

Leia tudo sobre este grande evento aqui.

Publicado/editado: 29/05/2019