Entrevista a Tiago Marques - Vencedor de 7 Medalhas de Ouro nas OPM

Notícias Clube SPM

O Clube da SPM entrevistou a grande figura das Olímpiadas Portuguesas de Matemática (OPM) nos últimos sete anos. Tiago Marques. aluno do Colégio Internato Claret, em Pedroso, venceu em sete anos sete medalhas de ouro, tornado-se o participante com mais medalhas de ouro neste evento realizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática. Ganhar dá trabalho, mesmo...

Quando começou o teu gosto pela matemática?
O meu gosto pela matemática começou quando eu ainda andava na primária, muito antes de eu começar a participar em olimpíadas e concursos do género. Desde que eu me lembre, eu sempre gostei da disciplina, talvez devido ao seu tipo específico de raciocínio associado.

Esta aventura pelas Olimpíadas teve início como?
Apesar de na primária e no 5.º ano ter também participado numas versões mais jovens das olimpíadas de matemática, o meu primeiro ano a sério foi no 6.º ano, o primeiro ano em que as olimpíadas são divididas em 2 fases e 1 final nacional. Graças ao suporte de um professor meu da minha escola, participei na prova, chegando à final nacional e ganhando a minha primeira medalha de ouro.

Ganhar 7 medalhas de ouro nas OPM é um feito único. Como foram estes 7 anos de vitórias?
No início, lembro-me que fiquei bastante entusiasmado porque não são muitas as pessoas que ganharam medalha de ouro no 6.º ano. Desde então, ganhei a vontade de ganhar as 7 medalhas, necessitando de bastante treino e dedicação. Logo depois da final das OPM do meu 6.º ano, ingressei no projeto Delfos Júnior, uma escola de matemática da universidade de Coimbra e, depois da final das OPM do meu 8.º ano, subi para o projeto Delfos, que ajudaram no meu estudo de matemática, tendo um papel fundamental no meu treino. Assim, durante os 7 anos, participei sempre nas OPM e tentava sempre ganhar ouro, o que acabou por causar sempre um pouco de nervosismo todos os anos.

A participação nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) vais preparar como?
A minha preparação nas IMO é bastante complexa. Como já referi, o projeto Delfos ajuda as pessoas a estudarem para as IMO. Mas isso não é suficiente, também pratico e resolvo vários problemas de competições internacionais e também tenho bastantes recursos que são partilhados entre os délficos. Assim, isto é um treino contínuo e que já faço há alguns anos.

Para o ano vais estudar para o estrangeiro. Qual o curso, país e universidade que vais escolher?
Depois de ter recebido oferta de várias universidades em Inglaterra e nos USA, eu decidi aceitar o MIT, nos USA, e apesar de só precisar de escolher o major no final do primeiro ano, estou a pensar ir para Mathematics and Computer Science.

Já sabes o que queres fazer profissionalmente no futuro?
Apesar de já estar bastante decidido no meu major, ainda não sei muito bem o que quero fazer profissionalmente no futuro, apesar de saber que será relacionado com matemática e ciência dos computadores.

O que fazes nos tempos livres?
O meu dia a dia é bastante ocupado. Durante a semana, pratico natação no Clube Desportivo Feirense e também estou a tirar a carta de condução. Eu passo alguns fins de semanas por mês nos projetos Delfos e Quark da universidade de Coimbra. Para além disso, nos meus tempos livres gosto de ler, jogar xadrez, ver séries e programar. 

 

Por Carlos Marinho

Publicado/editado: 21/04/2022