A Escola Secundária de Lagoa, nos Açores está de Parabéns – 20 anos (20/11/2001 – 20/11/2021)

Clube de Matemática SPM

A Escola Secundária de Lagoa está localizada no concelho de Lagoa, S. Miguel, nos Açores. Foi inaugurada oficialmente no dia 20 de Novembro de 2001.

Faz precisamente 20 anos no dia de hoje. Foi a primeira escola da Região a ser criada de raiz para servir exclusivamente o Ensino Secundário dos concelhos de Lagoa e de Vila Franca do Campo, contudo, só o fez durante os dois primeiros anos de funcionamento. Em 2003/2004 passou, também, a incorporar o Terceiro Ciclo do Ensino Básico, de todo o concelho de Lagoa, em resultado da reestruturação da Carta Escolar, efetuada pela tutela. A partir de 2012/2013 os alunos do 3.º ciclo provenientes de Água de Pau, deixaram de frequentar este estabelecimento de ensino, uma vez que a Escola Básica e Integrada de Água de Pau, passou a integrar alunos do 3.º ciclo.

Esta semana a escola irá comemorar esta data, para isso convidou Carlos Marinho (SPDMov) e Adília Gomes do Clube de Matemática da SPM para realizar 3 palestras, a primeira para os professores da escola e das escolas da região no dia 24 de novembro, das 15h30 às 17h30 (“A Ciência Tem Magia!”) e no dia 25 de novembro de 2021, no período da manhã, duas sessões para os alunos da escola (“Matemática Tem Magia!”).

O convite surgiu por parte da Direção da Escola e da Professora de Matemática Lúcia Ventura, que graças ao seu dinamismo e procura pelo conhecimento organizou e promoveu esta parceria que vai estimular o ensino e o conhecimento pela escola e a região. 

Este é um período de comemoração onde vai existir boa disposição, diversão e aprendizagem com a alma mater das ciências – a matemática. Parabéns a todos!

Cumpre, ainda, dizer que a Escola Secundária de Lagoa teve um Clube de Matemática cujos responsáveis foram os professores de matemática Lúcia Ventura e Luís Filipe Machado.

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 20/11/2021