Filipe Oliveira é o novo Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM)

Notícias Clube SPM

Filipe Oliveira é o novo Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). O professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa foi eleito durante o Encontro Nacional da SPM, que decorreu de 9 a 11 de julho na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.  Filipe Oliveira substitui Jorge Buescu, que esteve à frente da sociedade entre 2016 e 2018. A tomada de posse terá lugar no mês de setembro.

Filipe Oliveira foi vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática de 2008 a 2012 e Presidente da Assembleia Geral da SPM de 2012 a 2014. Nasceu em Lisboa em 1972, é doutorado em Matemática pela Universidade de Paris (2001) e agregado pela Universidade Nova de Lisboa (2015). Desenvolve investigação na área das equações diferenciais, sendo autor de dezenas de artigos científicos publicados em revistas internacionais de referência e coordenador de vários projetos de investigação. Conta com uma vasta experiência docente, tendo sido responsável por unidades curriculares de Matemática de vários programas de estudos, com destaque para graus universitários em Matemática, Engenharia, Ciências, Economia e Gestão e Formação Inicial de Professores.

A continuidade do trabalho anteriormente desenvolvido é uma das preocupações da nova direção, que seguirá as mesmas grandes linhas de ação: Investigação, Ensino e Divulgação. O apoio à criação de um Laboratório Colaborativo de Matemática e a organização da Escola de Verão 2019, do Encontro Nacional da SPM 2020 e das Olimpíadas de Matemática são apenas alguns exemplos do trabalho a desenvolver.  

A nova direção, que mantém cinco dos elementos da direção anterior, terá como vice-presidentes Fabio Chalub (Universidade Nova de Lisboa) e João Araújo (Universidade Aberta), como tesoureira Ana Luísa Correia (Academia Militar) e como vogais, Ana Pereira do Vale (Universidade do Minho), Clementina Timóteo (Escola Secundária Padre Alberto Neto), Isabel Hormigo (Escola Secundária D. Filipa de Lencastre) Joana Teles (Universidade de Coimbra), Luís Malheiro (Escola Secundária da Ramada), Mário Branco (Universidade de Lisboa) e Paula Faria (Instituto Politécnico de Leiria).

Ler mais aqui.

Publicado/editado: 13/07/2018