A Escola Básica de Matosinhos comemorou o Dia Europeu do Ex-Fumador com a ajuda da matemática...

Notícias Clube SPM

FUMAR MAT(EMÁTIC)A! MAIS VALE ES(A)QUECER!(?)

Os alunos da Escola Básica de Matosinhos comemoraram o Dia Europeu do Ex-Fumador neste dia 26 de setembro de 2019. Para isso, convidaram Carlos Marinho, professor de matemática, que com os seus convidados fizeram contas (não fizeram de conta) responderam a perguntas vitais para cerca de 200 alunos dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade numa ação didática e pedagógica. Carlos Marinho fez contas e a médica especialista em pneumologia Joana Amado alertou para os perigos de fumar. Por seu lado, os convidados José Araújo – Profissional de Rádio, Nuno Sousa do grupo musical Os NOVA Boys Band e o músico João Camisão deram pedagogicamente a sua opinião sobre o vício de fumar.

Qual é diferença entre o cigarro tradicional, o cigarro eletrónico e o cigarro aquecido? A resposta não foi surpreendente uma vez que faz igualmente mal à saúde. Qualquer forma de fumar adiciona muitos perigos e riscos para a saúde:

 ▪ Existem mais de 7000 químicos no fumo do tabaco, pelo menos 250 destes são nocivos e seguramente 69 são cancerígenos.
 ▪ Anualmente, mais de 8 milhões de pessoas morrem em todo mundo, pelo consumo de tabaco. Mais de 7 milhões destas mortes ocorrem em fumadores, mas cerca de 1,2 milhões de não fumadores morrem pela exposição passiva ao fumo do tabaco. 
▪ Estima-se que no ano de 2016, fumar contribuiu para a morte de mais de 11000 (onze mil) pessoas residentes em Portugal.
 ▪ O fumo ambiental do tabaco tem efeitos nocivos imediatos e a longo prazo, não existindo um limiar seguro de exposição. A exposição passiva ao fumo do tabaco pode causar doença e ser mortal para os não fumadores. 
▪ Quem opta por outras formas de “fumar” - produtos de tabaco aquecido ou cigarros eletrónicos - não adota um hábito mais saudável e mais seguro do que o consumo de cigarros tradicionais pois estes produtos continuam a conter nicotina e, além de serem perigosos para a saúde, podem viciar os consumidores. 

O que dizer dos fumadores passivos? A resposta não foi passiva, é preocupante… Apenas um cigarro pode atingir uma área considerável, espalhando-se rapidamente no espaço atingindo tudo e todos, fumadores e não fumadores. Falou-se muito da forma como o fumo do cigarro pode prejudicar os mais novos. Aliás esta ação foi para eles. Um jovem que comece a fumar o que faz ao seu corpo a curto, médio e longo prazo? 

Os alunos da Escola Básica de Matosinhos querem uma escola sem fumo mas também uma casa limpa e, claro que pretendem que seus os pais gastem o seu dinheiro com outras prioridades para a família, alertando-os que Fumar Mat(emátic)a! Mais Vale Es(a)quecer!(?).

Publicado/editado: 28/09/2019