Gottfried Wilhelm Von Leibniz nasceu na Alemanha a 1 de julho de 1646, na cidade de Leipzig

Vida & Obra do Matemático...

Por Carlos Marinho

Gottfried Wilhelm Von Leibniz nasceu na Alemanha a 1 de julho de 1646, na cidade de Leipzig. Foi um matemático extraordinário...

O seu pai Friedrich Leibnitz era professor de filosofia em Leipzig. Morreu em 1652, quando Leibnitz tinha apenas seis anos. Aos 17 anos, ingressa na Universidade como estudante de Direito. Três anos depois, com apenas vinte anos de idade, obtém o grau de doutor em Direito, em Nuremberga. Tinha vinte e seis anos quando passou a ter aulas com Christiaan Huygens, desenvolvendo trabalhos sobre a teoria ondulatória da luz. A maior parte dos seus rascunhos que contêm as suas ideias encontram-se na Biblioteca Real de Hanover. Nunca foram publicadas. Leibniz criou uma máquina de calcular superior à que fora criada por Pascal, fazendo as quatro operações. Em Londres, compareceu a encontros da Royal Society, em que exibiu a máquina de calcular. 

A Liebniz é atribuída a criação do termo/nome "função" no ano de 1694, usando esta terminologia para descrever uma quantidade relacionada com uma curva. É-lhe igualmente atribuído em parceria com Newton o desenvolvimento do cálculo moderno, em particular, o desenvolvimento do Integral e da Regra do Produto. 

Apesar de ser estrangeiro, foi convidado a pertencer à Royal Society, pelos méritos realizados. Em 1676, desenvolveu algumas fórmulas elementares de cálculo, descobrindo o teorema fundamental do cálculo, apenas publicado em 11 de julho de 1677.

Morreu a 14 de novembro de 1716 com 70 anos de idade. 

Publicado/editado: 01/07/2020