Ideias Não Orientáveis por Inês Guimarães - A bruxa de Agnesi

Eixos de Opinião de Janeiro de 2020

Inês Guimarães - Aluna de Mestrado em Matemática e Autora do Canal MathGurl no YouTube


Título: A bruxa de Agnesi

Ciao! Come va? Hoje vou falar-vos de uma matemática italiana do século XVIII, que é pouco conhecida, mas tem uma história de vida interessante: Maria Gaetana Agnesi.

Filha de um ricaço de Milão e irmã de vinte traquinas, Maria foi uma criança-prodígio, sendo fluente em sete línguas com apenas onze anos, e todos os esforços foram feitos para que pudesse ter a melhor educação possível. Aos doze, a pobre coitada foi atacada por uma doença misteriosa atribuída ao excesso de estudo, por isso os médicos mandaram-na dançar como uma tola e montar cavalos. Viva a medicina!

Tal como acontece com a maior parte das adolescentes de hoje em dia, Agnesi tinha uma relação fortíssima com a religião e pediu ao pai permissão para se tornar uma freira, mas ele não queria que ela o abandonasse, então viu-se obrigado a conceder-lhe três pedidos: deixá-la vestir-se de forma simples, poder ir à igreja sempre que quisesse e não ter de frequentar eventos sociais da nobreza. Embora a teologia tenha ocupado as últimas quatro décadas da sua vida, Maria Agnesi dedicou-se bastante à matemática, tendo sido a primeira mulher a escrever e publicar um manual de matemática de elevada qualidade científica, o que lhe conferiu uma certa fama por toda a Europa. A obra dividia-se em dois volumes cobrindo assuntos de álgebra, trigonometria, geometria analítica e cálculo diferencial. O próprio Papa Bento XIV ofereceu-lhe uma coroa de ouro e nomeou-a como professora honorária da faculdade de Bolonha, embora ela não chegasse a assumir essa posição.

Um ponto importante da obra de Agnesi foi o estudo de uma curva (já examinada por Fermat e Newton) que designou por versiera, uma palavra proveniente da latina versoria, cujo significado é “corda que gira uma vela”. No entanto, o fulano que traduziu o livro da fulana para inglês confundiu la versiera com l’aversiera, que significa bruxa, e a pobre coitada da curva passou a ser conhecida como “a bruxa de Agnesi”. Deixo aqui uma imagem da mesma, que admite como equação x2y + a2(y-a) = 0 onde a é uma constante positiva (que na figura toma os valores 1, 2, 4 e 8). Pelos vistos a curva tem umas propriedades giras, mas o meu gosto matemático não é suficientemente apurado para eu as apreciar, daí não as incluir neste magnífico artigo.

Li no livro “Famous problems and their mathematicians”, de Art Johnson, que Maria Agnesi era sonâmbula e às vezes levantava-se da cama, dirigia-se até à sua secretária e resolvia o problema de matemática com que batalhara na noite anterior. Ó senhor, se eu não consigo resolver a maior parte dos problemas acordada, quanto mais a dormir!

Um outro motivo para admirar (e não apenas intelectualmente) esta mulher é o facto de ela ter construído um abrigo para pessoas pobres, doentes e sem-abrigo, realizando várias ações de caridade para com eles. É caso para dizer: #Goals #GirlCrush

Espero que tenham gostado deste artigo e, se o quiserem comentar, passem pela página de Facebook do Clube de Matemática. Se me quiserem chatear, escrevam para inesguimaraes42@gmail.com.

Muito obrigada e até daqui a um mês!

Publicado/editado: 19/01/2020