Ideias Não Orientáveis por Inês Guimarães - Podcast sobre matemática!

Eixos de Opinião de Março de 2020

Inês Guimarães - Aluna de Mestrado em Matemática e Autora do Canal MathGurl no YouTube


Título: Podcast sobre matemática!

Olá a todos! Hoje venho vender-vos um peixe que ainda não tinha vendido… um podcast sobre matemática!

Como devem saber, eu (faço de conta que) estudo na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e sou um membro do Núcleo de Estudantes de Matemática, o iNIGMA. Nós somos responsáveis por dinamizar várias atividades de cariz social e pedagógico, dirigidas sobretudo aos estudantes, e este ano decidimos embarcar num novo projeto - o podcast “Axioma da Escolha”. Resumidamente, em cada episódio nós convidamos um matemático (até agora, têm todos sido professores da FCUP) e fazemos uma breve entrevista, desafiando-o a explicar-nos o seu teorema favorito e relacioná-lo com algo do quotidiano. Até agora, fui eu que conduzi as entrevistas, mas, se conseguirem ignorar a minha falta de jeito para o papel e o pouco à vontade notório que tenho ao falar com seres superiores, vale a pena ouvir no YouTube ou no SoundCloud. O meu objetivo hoje é revelar-vos algumas das confissões que testemunhamos até ao momento. 

O nosso primeiro convidado foi o professor António Machiavelo, que certamente muitos conhecerão, dado o seu extenso histórico de palestras em escolas e capacidades malabares. A sua escolha foi o famosíssimo Último Teorema de Fermat, tendo aproveitado para desmistificar algumas ideias que são propagadas acerca do mesmo. Este nosso convidado associou o teorema à música Nothing Else Matters dos Metallica, mas terão de ouvir para perceberem porquê. Nesta entrevista, gostei particularmente da ênfase que foi dada ao facto de nem todas as demonstrações matemáticas serem verdadeiramente satisfatórias, embora possam estar inteiramente corretas, porque muitas vezes ainda se sente que há ideias por iluminar e pontes por estabelecer.
Segue-se nesta nossa playlist o professor José Carlos Santos, cuja escolha foi o Teorema Fundamental da Álgebra. A associação que este segundo convidado fez entre o teorema que escolheu e algo do quotidiano foi, até agora, a minha favorita, mas terão de ouvir para saber do que se trata... Neste episódio, tinha combinado com os meus amigos colocar uma pergunta no gozo, a clássica “E quando é que vou usar isto na vida real?”, mas o professor safou-se bem. Ainda assim, é uma pergunta que vai ter de ser feita mais vezes, só mesmo para ser respondida mais vezes por quem realmente tem capacidade e legitimidade para responder. O professor fez também uma ótima divagação sobre história da matemática, como não podia deixar de ser.
A nossa primeira convidada do sexo feminino foi a professora Inês Cruz, que teve a coragem de escolher um teorema muito menos conhecido, o Teorema da Não Contração, que desempenha um papel central na Geometria Simplética (o que quer que isso seja...). Também contrariamente aos anteriores, a nossa terceira entrevistada experimentou trabalhar fora do mundo académico, não tendo, contudo, gostado da experiência, optando por regressar aos estudos. E a que é que este teorema foi associado? A um ovo cozido. Isso mesmo. Ovo. Cozido. Falamos ainda sobre as séries Big Bang Theory, How I Met Your Mother e alergia ao pó de giz. É só clicar.

José Ferreira Alves foi a presença mais recente no nosso modesto e improvisado estúdio, tendo-se deixado seduzir pela Análise Complexa, ao escolher o Teorema de Liouville. Devo confessar que foi provavelmente a conversa mais agradável e fluída que tivemos, e o ouvinte consegue mesmo sentir a autenticidade, quase vulnerabilidade, nas respostas do professor. Tal como António Machiavelo, o teorema foi associado a uma música, desta vez à Slip Slidin’ Away, de Paul Simon, na qual fiquei completamente viciada durante uma semana! Neste episódio foi mencionada a importância de falar sobre matemática nos corredores, com tudo e com todos, o que proporciona um ambiente de aprendizagem contínua e dinâmica.

Tem sido um enorme prazer gravar este podcast. É uma ótima fonte de entretenimento, e sobretudo de conhecimento, não só matemático, mas da vida em geral. Gostaria de terminar o presente artigo com uma passagem com que me deparei ao ler o livro “Viagens com o Charley”, de John Steinbeck, que relata uma viagem que o autor fez pela América com o seu cão. Ei-la: 

“O dono da vacaria tinha um grau universitário em matemática e devia ter alguma instrução em filosofia. Gostava do que estava a fazer e não desejava estar em qualquer outro sítio. Foi uma das muito poucas pessoas contentes que encontrei em toda a minha viagem”

Que a matemática esteja com todos vós, mesmo nos tempos mais difíceis.

Espero que tenham gostado deste artigo e, se o quiserem comentar, passem pela página de Facebook do Clube de Matemática. Se me quiserem chatear, escrevam para inesguimaraes42@gmail.com.

Muito obrigada e até daqui a um mês!

Publicado/editado: 19/03/2020