Informação editorial do clube de matemática da spm

Noticias Clube spm

No seguimento do texto publicado por José Paulo Viana no FB com o título “Uma fórmula espantosa e um caso de censura”, esclareço o seguinte: 

1. Sou coordenador do Clube de Matemática desde a sua fundação há 8 anos, tendo total autonomia de gestão de todos os conteúdos editoriais. A decisão de retirar este texto do site, horas depois de o ter efetivamente colocado, foi exclusivamente minha.
2. Não está obviamente em causa o direito que assiste ao autor do texto de exprimir e divulgar os factos e as opiniões nele expressas pelos diversos meios à sua disposição, nem sequer o valor intrínseco que se possa atribuir ao texto tendo em vista o que se propõe relatar e debater, mas o conteúdo matemático do mesmo é claramente irrelevante para a rubrica «Cem Problemas» em que pretendeu integrá-lo, dedicada à resolução de problemas matemáticos.
3. Contactei o autor José Paulo Viana algumas horas depois de ter retirado o texto do ar, tendo-lhe explicado minuciosamente as razões que levaram a essa decisão.
 
Carlos Marinho

Coordenador do Clube de Matemática

Publicado/editado: 25/09/2018