Intersecções por Daniela Gonçalves - Feedback positivo e a melhoria do desempenho

Eixos de Opinião de Abril de 2019

Título: Feedback positivo e a melhoria do desempenho 
 
Caros/as Colegas,
 
Chegados/as a mais um período de avaliação, é conveniente relembrar as vantagens em utilizar o feedback positivo. Sabemos que o feedback positivo é o processo de manifestar ao outro a minha perceção dos factos. Por outras palavras, o feedback positivo constitui o processo consciente de fornecer informações a alguém sobre como a pessoa está a atuar numa dada atividade, orientando o aprendente para mudar o modo como pensa e o que é capaz de fazer para atingir os seus objetivos. 
 
Sem dúvida que este processo pode ter consequências (positivas) na melhoria do desempenho, em particular, no desempenho académico. Há, no entanto, a necessidade em centrar o feedback nos processos realizados e nas suas consequências em detrimento dos comportamentos. Vejamos ideias e exemplos:
 
1. Ideia – Exprima o que pretende (esqueça o que não pretende).
Exemplo – O rendimento escolar do Carlos é bom e deve investir na realização de exercícios diversos em benefício do desenvolvimento do raciocínio e da (re)criação. 
2. Ideia – Evite o Mas. 
Exemplo: O Carlos conseguiu compreender o sentido global do texto literário e o do texto não literário (mas foi vago na explicitação das suas ideias) e necessita de se lembrar que a compreensão da leitura beneficia da exposição diária a diferentes géneros de textos e do constante incentivo a que leia de forma independente para si próprio e para os seus pares.
3. Ideia – em vez do irá, opte pelo está.
Exemplo – O Carlos (se estudar mais irá conseguir escrever conjuntos de números naturais por ordem crescente) está a conseguir acompanhar os conteúdos e continuar a escrever conjuntos de números naturais por ordem crescente até conseguir ter êxito.
4. Ideia – Expresse a confiança. Exemplo: O Carlos revelou dificuldade em estabelecer relações de localização espacial. (Espero) Sei que vai desenvolver noções de espaço através de experiências que envolvam, por exemplo, deslocações, localizações ou distâncias.
 
O feedback positivo pode ser uma das chaves do sucesso do aluno e da melhoria do seu desempenho, pois estabelece uma relação de confiança e de segurança com o docente, bem como descreve as ações e o impacto dessas ações nos objetivos formulados, ajudando o aluno a saber usar as suas capacidades e, deste modo, motivando-o a desenvolver o seu potencial.
 
Caros/as Colegas: votos de bom trabalho. Votos de reuniões produtivas. Votos de menções descritas positivas e promotoras da melhoria do desempenho.
 
Votos de uma Boa Páscoa!
Publicado/editado: 09/04/2019