Intersecções por Daniela Gonçalves - Compromisso com o trabalho em equipa

Eixos de Opinião de Fevereiro de 2021

Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)


Título: Compromisso com o trabalho em equipa

É inegável o valor do trabalho em equipa. 

É inegável que, em conjunto, podemos ir mais além.  

O docente - como membro de uma equipa – em equipa e consequente agência marca a identidade da educação do século XXI. 

Necessitamos, neste âmbito, de aceitar o compromisso com o trabalho em equipa. Necessitamos de teoria(s) e prática(s) de ação coletiva que permitirá compreender o essencial do modelo do professor coletivo, tal como defende Nóvoa. 

Necessitamos de relevar o enfoque da docência como um modo de atuar em rede. Necessitamos de compromisso. 

Necessitamos de realçar que o trabalho em equipa representa a condição ética da ação educativa. 

O trabalho em equipa é fundamental para avançarmos na aprendizagem. 

O trabalho em equipa promove a problematização, a orientação, a consciencialização dos caminhos percorridos e a percorrer. 

O trabalho em equipa amplia a (nossa) visão.  

O trabalho em equipa favorece a intersecção entre a aprendizagem pessoal e a colaborativa, num processo dinâmico e contínuo. 

Não é por acaso que as práticas docentes inovadoras conciliam, organização curricular, espaços, tempos e projetos que equilibram a comunicação pessoal e a colaborativa e, por tal, permitem alcançar um patamar mais elevado de síntese e de novos conhecimentos/competências.

Portanto, o compromisso com o trabalho em equipa implica o design de caminhos, de atividades individuais e de grupo – percurso individuais e percursos coletivos - , potenciando uma construção mais aberta, conhecedora, crítica, criativa e empreendedora.

Hoje, mais do que nunca, e especialmente neste dia em que os docentes voltam ao Ensino à(a) Distância, não podemos desprezar o valor do trabalho em equipa. É urgente!

As múltiplas formas de colaboração em rede possibilitam a aceleração da aprendizagem individual, grupal e social, pelas múltiplas articulações, interligações, narrativas, projetos, desdobramentos, em todos os campos, atividades e situações em que nos envolvemos, discutimos, atuamos e partilhamos. 

A partilha e o compromisso com o trabalho em equipa geram aprendizagens verdadeiramente significativas/sentidas. 

É mais do que tempo de aceitar este compromisso. Está na hora de responder positivamente a este desafio.

Que o compromisso com o trabalho em equipa prevaleça. 

Aproveitemos, portanto, a troca de ideias/práticas, conhecimentos, sentimentos e competências, respondendo aos múltiplos e diversos desafios que o exercício profissional docente e a vida nos oferecem. 

 

Publicado/editado: 08/02/2021