Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)
Título: Compromisso com o trabalho em equipa
É inegável o valor do trabalho em equipa.
É inegável que, em conjunto, podemos ir mais além.
O docente - como membro de uma equipa – em equipa e consequente agência marca a identidade da educação do século XXI.
Necessitamos, neste âmbito, de aceitar o compromisso com o trabalho em equipa. Necessitamos de teoria(s) e prática(s) de ação coletiva que permitirá compreender o essencial do modelo do professor coletivo, tal como defende Nóvoa.
Necessitamos de relevar o enfoque da docência como um modo de atuar em rede. Necessitamos de compromisso.
Necessitamos de realçar que o trabalho em equipa representa a condição ética da ação educativa.
O trabalho em equipa é fundamental para avançarmos na aprendizagem.
O trabalho em equipa promove a problematização, a orientação, a consciencialização dos caminhos percorridos e a percorrer.
O trabalho em equipa amplia a (nossa) visão.
O trabalho em equipa favorece a intersecção entre a aprendizagem pessoal e a colaborativa, num processo dinâmico e contínuo.
Não é por acaso que as práticas docentes inovadoras conciliam, organização curricular, espaços, tempos e projetos que equilibram a comunicação pessoal e a colaborativa e, por tal, permitem alcançar um patamar mais elevado de síntese e de novos conhecimentos/competências.
Portanto, o compromisso com o trabalho em equipa implica o design de caminhos, de atividades individuais e de grupo – percurso individuais e percursos coletivos - , potenciando uma construção mais aberta, conhecedora, crítica, criativa e empreendedora.
Hoje, mais do que nunca, e especialmente neste dia em que os docentes voltam ao Ensino à(a) Distância, não podemos desprezar o valor do trabalho em equipa. É urgente!
As múltiplas formas de colaboração em rede possibilitam a aceleração da aprendizagem individual, grupal e social, pelas múltiplas articulações, interligações, narrativas, projetos, desdobramentos, em todos os campos, atividades e situações em que nos envolvemos, discutimos, atuamos e partilhamos.
A partilha e o compromisso com o trabalho em equipa geram aprendizagens verdadeiramente significativas/sentidas.
É mais do que tempo de aceitar este compromisso. Está na hora de responder positivamente a este desafio.
Que o compromisso com o trabalho em equipa prevaleça.
Aproveitemos, portanto, a troca de ideias/práticas, conhecimentos, sentimentos e competências, respondendo aos múltiplos e diversos desafios que o exercício profissional docente e a vida nos oferecem.